O que significa quando o gato dorme com o dono?

Perguntado por: abelem . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 6 votos

Muito provavelmente, a cama está cheia desse aroma. Por isso, o gato a considera como algo dele. Sendo assim, ele vai se deitar nela e permitir que você fique lá, o que é um excelente sinal de confiança.

Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos. Também pode ser considerado um sinal de respeito, já que ele mostra que se sente seguro ao lado do dono da casa.

Os gatos são animais territoriais e vivem em grupo. Mas apesar de sociabilizarem com todos em casa, vão sempre escolher uma pessoa da família com quem vão ser mais sociáveis e carinhosos. É quase sempre esse membro da família que escolhem para dormir durante a noite.

Segundo especialistas, esse comportamento comum à maioria dos gatos tem basicamente duas explicações: é sinal do afeto que une donos e animais, mas também tem origem no instinto territorialista (leia-se “espaçoso” mesmo) dos gatinhos. “Os tutores podem representar um porto seguro para seus bichanos.

Mas não é só isso: o seu gato pode sentir quando você não está bem, quando está estressado, triste ou mal-humorado. É nesse momento que ele provavelmente vai se aconchegar em você ou, pelo menos, pedir atenção, para tentar te ajudar e absorver essa energia ruim.

Você é o porto seguro dele
Se o seu animal de estimação confia em você, então ele definitivamente vai subir na sua cama, porque ele se sente seguro com você.

Quando falamos que os gatos pressentem coisas ruins, uma das primeiras coisas que passa pela nossa cabeça é a relação com terremotos e desastres naturais. Há vários relatos de tutores que perceberam mudanças no comportamento do gato minutos ou horas antes de acontecer um abalo sísmico.

Sim, o gato pode dormir no escuro.

Gato sente falta do dono e pode até mesmo ficar deprimido
Muitas vezes, o gatinho fica mais carente e mais próximo do dono nos dias seguintes. Outro sinal comum quando o gato sente falta do dono é a falta de apetite.

Olfato, audição e muita curiosidade
Uma das explicações para o gato te seguir até o banheiro pode estar no olfato bastante apurado dos felinos. O banheiro é constituído por uma mistura de odores que despertam uma sensação única, o que pode ser bem estranho para nós humanos.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

A maioria dos gatos aprecia carinhos suaves na cabeça, principalmente na região das orelhas e ao redor do rosto.

Fofo assim! Para aprender a piscar direitinho, a dica vem do Jackson Galaxy: pratique no espelho! E enquanto pisca, fale mentalmente E-U-T-E-A-M-O, bem devagar, assim você não apressa demais as coisas. E depois, pisque para o seu miau e espere a resposta!

A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles. Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim.

Os gatos têm uma grande missão na nossa vida…. Todos os gatos têm um poder diário de eliminar a energia negativa que ficou acumulada em nosso corpo. Portanto, enquanto dormimos, eles absorvem essa energia e depois elimina. Quando ele dorme, ele libera a energia negativa que ele tirou de nós.

Durante a noite, atuam como protetores para que espíritos negativos não se aproximem, o que os levam a dormir com seu dono. Mas às vezes, pode ser que eles não consigam eliminar toda a negatividade, em casos de muito estresse, por exemplo, ou quando há muitas pessoas na casa e apenas um gato.