O que significa quando a água oxigenada espuma?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Curiosidade. A água oxigenada é comumente usada para a limpeza de ferimentos. Quando colocada sob a pele ferida rapidamente observamos a formação de uma espuma de bolhas, que consiste na liberação do oxigênio. Essa espuma surge devido a ação da catalase.

Um exemplo desses que ocorre no cotidiano é quando colocamos água oxigenada 10 volumes em machucados e notamos a formação de uma espuma. Isso acontece porque em nosso sangue há uma enzima denominada catalase, que funciona como catalisador, acelerando a reação de decomposição da água oxigenada.

A água oxigenada é um antisséptico bastante conhecido da população. Apesar de ter como benefício eliminar os microorganismos por oxidação, ela também elimina células saudáveis da ferida, prejudicando a cicatrização.

A Água Oxigenada Lifar 10 volumes é o produto ideal para manter em seu kit de primeiros socorros. Com ação germicida, esta solução é capaz de matar micro-organismos que causam doenças e infecções no organismo. Sendo assim, a água oxigenada é indicada para desinfetar feridas com segurança, praticidade e eficácia.

Quando há um ferimento, existe sangue, que contem uma enzima chamada catalase. O fato de parecer ferver quando a água oxigenada entra em contato com os ferimentos se da pela transforamção do H2O2 em H2O e O2 ("espumas") pela ação da referida enzima.

O peróxido de hidrogênio, conhecido como água oxigenada, é um antisséptico tópico com um alto poder bactericida. Porém, ao aplicar água oxigenada nas feridas, ela não elimina somente os micro-organismos, mas também mata as células importantes para a regeneração da pele e para o sistema imunológico.

A água oxigenada é comumente usada para a limpeza de ferimentos. Quando colocada sob a pele ferida rapidamente observamos a formação de uma espuma de bolhas, que consiste na liberação do oxigênio. Essa espuma surge devido a ação da catalase.

Se houver sinais de infecção local na ferida local, você pode usar um antimicrobiano tópico. Se a infecção estiver disseminando nos tecidos além da área da ferida, você precisará usar antimicrobianos sistêmicos. Se houver sinais de uma infecção sistêmica, consulte um médico ou especialista em feridas imediatamente.

Se a infecção estiver no início, é preciso manter a ferida limpa. Use soro fisiológico morno. O ideal é que seja feita por um profissional com a utilização de uma pressão no leito da ferida. Além disso, não se deve usar água e sabão.

O organismo acumula proteína fibrina na região lesionada que, ao se misturar com plaquetas, ajuda a estancar o sangramento. Ou seja, essa “casquinha” é sangue coagulado misturado à fibrina e plaquetas.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

A Água Oxigenada Hemafarma 10 volumes proporciona ótimo efeito antisséptico oxidante contra micro-organismos. É indicada no tratamento de feridas, remove tecidos mortos, principalmente em locais da ferida de difícil limpeza.

Manter boa alimentação significa ingerir alimentos ricos em vitaminas, nutrientes, proteínas e carboidratos. Além disso, alguns outros cuidados são necessários para que todas essas fases a cicatrização se desenvolvam bem: manter o organismo bem hidratado evite exposição ao sol e use protetor solar diariamente.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.