O que significa o espantalho na festa junina?

Perguntado por: omenezes9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 20 votos

Mas você sabe de onde surgiu essa tradição? Bom, antigamente, os espantalhos eram utilizados para proteger as plantações dos pássaros. E como as Festas Juninas acontecem em plena época de colheita, os espantalhos foram incorporados à decoração para simbolizar a fartura e a proteção das plantações.

Origem de espantalho
Os romanos tinham o hábito de construir imagens do Deus Baco e as pendurarem em árvores, cujo nome era oscilla, porque elas oscilavam com o vento. Outra crença era que o Deus Baco ao balançar sobre as videiras garantia excelentes produção e colheita.

À semelhança das terras da Europa, também na Coreia, por exemplo, o espantalho teve uma significação divina. Ainda hoje é conhecido por Sin-Tjyang, espécie de divindade a que se recorre para a obtenção de boas colheitas.

A figura do espantalho pode não só espantar pássaros e demais ameaças para lavouras, mas também assustar quem, distraído, se deparar com o boneco que ainda serve como recurso de proteção em algumas propriedades da Região das Hortênsias.

Fogueiras e balões.
Na época pagã, a fogueira junina era acesa para proteger as pessoas dos maus espíritos. Os balões, por sua vez, eram usados para avisar a todos de que as festas juninas estavam começando. Nunca é pouco lembrar que os balões podem causar importantes incêndios e acabar com a festa.

A lenda dos espantalhos
Quando o espantalho teve a oportunidade de ajudar um corvo cego, lhe perguntou porque ninguém queria ser seu amigo. O corvo lhe respondeu que todos os espantalhos são maus e desprezíveis; cumprem a finalidade para a qual foram criados.

A Lenda do Espantalho Premonitório (Rio Grande do Sul)
No primeiro dia Seu Antônio ficou admirando e viu que jorrava sangue daquele boneco. Então ele se aproximou e o sangue desapareceu. Desta forma o homem pensou que se tratava apenas de uma ilusão de ótica.

Durante a adolescência, Jonathan foi um sujeito perturbado, que por seu tipo físico era motivo de piadas em seu colégio, recebendo o apelido de Espantalho.

Um espantalho é um boneco intencionalmente construído para assemelhar-se a um ser humano a fim de espantar aves indesejadas de determinadas plantações.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
ETIMOLOGIA der de espantar+alho, como esp espantajo.

A falácia do espantalho consiste em deturpar um argumento e assim utilizá-lo para atacar o interlocutor. Exemplo: Maria: É preciso repensar a política de combate às drogas. Pedro: Lá vem esse pessoal dizer que o melhor é liberar as drogas.