Como chama a primeira folha de um livro?

Perguntado por: ncastro . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 9 votos

Prefácio. Nele, se faz uma apresentação ou comentário a respeito da obra, podendo ser escrito pelo próprio autor ou por outra pessoa. O prefácio não deve ser confundido com o prólogo, que é necessariamente de autoria do escritor do livro e já faz parte da história narrada em uma obra literária.

folha de rosto: primeira página do livro, geralmente possui apenas o nome do livro; falsa folha de rosto: apresenta o livro e possui informações como nome do autor, editora, e demais dados que caracterizam a edição.

Estrutura do livro. Elementos externos – Marcador, sobrecapa, capa (composta de quatro partes denominadas de primeira, segunda, terceira e quarta capas), lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.

Também conhecido como papel sulfite, mas com maior qualidade, o papel offset se trata do tipo mais usado no mercado de livros. Isso ocorre por ter um custo baixo e por possuir extensa variedade em gramaturas, indo de 56g/m² a 240g/m².

Prólogo, Prefácio, Epílogo e Posfácio

  • Prólogo. O prólogo nem sempre é o início de uma história, pois pode ser o meio e em alguns casos alguma parte do final. ...
  • Epílogo. De outra maneira, o epílogo funciona como uma narração após o último capítulo. ...
  • Prefácio. ...
  • Posfácio.

É a primeira folha de um livro e contém, geralmente, apenas o título da obra e nome do autor. Vem logo após a primeira folha e contém todos os dados que caracterizam a edição, como o nome da editora, ficha catalográfica e informações de direito autoral.

Uma página é uma face de uma folha de papel ou usado como medida de quantidade ou localização de impressos e documentos (exemplo 1: o livro Esaú e Jacó de Machado de Assis, possui "x" páginas em sua 1° edição / exemplo 2: ver página 10 do jornal Folha de S. Paulo).

Em geral livros técnicos compõem-se de introdução, desenvolvimento e conclusão. A enumeração dos capítulos, seções ou partes da obra, na ordem em que aparecem no texto. Se a obra for apresentada em mais de um VOLUME, em cada um deles deve constar o SUMÁRIO completo da obra.

A estrutura de um livro consiste basicamente em: capa, contracapa, folha de rosto, agradecimentos, introdução e sumário. Esses são elementos básicos, porém, existem outros.

É a parte final de um discurso, no qual é feito um resumo final das ideias expostas, ou também pode ser apresentado o desfecho da história. O epílogo de uma obra literária determina os últimos acontecimentos da história relatada. O epílogo pode vir logo após o “felizes para sempre”.

Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita. Pecíolo - é a parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula - é uma pequena parte que protege o pecíolo.

Obovada: Folha com a parte mais estreita do limbo em contato com o pecíolo e a extremidade arredondada. Ovada: Folha com a parte mais larga em contato com o pecíolo; Acicular: Folha em forma de agulha (diferente de espinhos);

Colofão

Colofão. É o último elemento impresso no miolo do livro e apresenta informações técnicas sobre ele, como o papel e a tipografia utilizados e o local e o ano de impressão. Esses são alguns dos termos técnicos utilizados para referir-se às partes específicas de uma obra literária.

O sumário é o último elemento pré-textual do TCC. Ou seja, deve vir antes da introdução do trabalho.