Como trabalhar simetria em sala de aula?

Perguntado por: uespinosa2 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 19 votos

Orientações: Leia ou projete o slide para a turma.

  1. Retome com a turma a ideia de simetria. ...
  2. Explore o texto e incentive a turma a lembrar de mais exemplos da simetria na natureza. ...
  3. Comente com a turma que há figuras que possuem mais de um eixo de simetria.

A simetria é indicada para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais e na percepção de posição e forma da imagem. Tais habilidades são importantes para o desenvolvimento da leitura e escrita, inclusive no ensino dos numerais.”

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Existem quatro tipos de simetrias: a reflexiva, rotacional, radial e bilateral.

A simetria é definida como tudo aquilo que pode ser dividido em partes, sendo que ambas as partes devem coincidir perfeitamente quando sobrepostas. A simetria está presente em toda a parte, seja na natureza, nas artes ou na matemática.

A simetria está presente no cotidiano e na natureza. Seja nas asas de uma borboleta ou numa simples folha de árvore.

A simetria é indicada para auxiliar no desenvolvimento de habilidades espaciais e na percepção de posição e forma da imagem. Tais habilidades são importantes para o desenvolvimento da leitura e da escrita, além de contribuir para o ensino dos numerais.

Existem quatro tipos de simetrias em um plano: rotação, translação, reflexão e reflexão com deslizamento. A palavra “simetria” é um derivado do latim do século XVI a partir das palavras gregas para “juntos” (syn) e “medida” (metron).

Dentre os principais tipos de simetria destacam-se três: a simetria de reflexão, de rotação e de translação.

  • Simetria de reflexão. A simetria de reflexão é caracterizada pela capacidade de uma figura ser dividida em duas partes exatamente iguais. ...
  • Simetria de rotação. ...
  • Simetria de translação.

Na geometria, um objeto apresenta simetria quando se parece o mesmo depois de uma transformação, como reflexão ou rotação. O eixo de simetria é uma linha, real ou imaginária, que atravessa o centro da figura. Um exemplo de elemento simétrico são as figuras geométricas.

A SIMETRIA É DEFINIDA COMO TUDO AQUILO QUE PODE SER DIVIDIDO EM PARTES, SENDO QUE AMBAS AS PARTES DEVEM COINCIDIR PERFEITAMENTE QUANDO SOBREPOSTAS. A SIMETRIA ESTÁ PRESENTE EM TODA A PARTE E É A RESPONSÁVEL POR PROPORCIONAR HARMONIA A UMA IMAGEM.

Simetria bilateral: condição na qual somente o plano sagital (através dos eixos longitudinal e dorsoventral) dividirá o corpo em metades simétricas. É a forma mais comum.