Como ter um rosto mais simétrico?

Perguntado por: lcunha5 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Atualmente, há diversas técnicas que deixam o rosto mais simétrico e evitam sérios problemas no organismo. O botox odontológico, a cirurgia na maxila e mandíbula, a execução de movimentos com fonoaudiólogo e a maquiagem inteligente são algumas das possibilidades para ter harmonia na aparência e na função do rosto.

Movimentar a musculatura
Algo que pode ajudar a melhorar a assimetria facial é a prática de movimentos em uma série de exercícios faciais passados por um fonoaudiólogo. Esses exercícios realizados na região irão desenvolver e tonificar a musculatura, sendo muito indicados para quem sofre com linhas de expressão.

Em casos nos quais a assimetria é causada pelo desalinhamento dentário, o aparelho ortodôntico é a melhor opção para corrigir o problema. Além de melhorar a estética do sorriso, o tratamento ainda melhora as funções mastigatórias do paciente.

O que causa a falta de simetria na face
Os mais diferentes fatores podem causar a assimetria facial, mas a genética está entre os mais comuns. Em seguida, aparecem os maus hábitos, conforme detalharemos adiante. Bem como determinadas doenças, traumas ocasionados por acidentes e até tumores.

Como corrigir assimetria do rosto? Conheça os tratamentos para assimetria facial!

  1. 1 – Aparelhos ortodônticos para assimetria facial. Sim, aparelho corrige assimetria! ...
  2. 2 – Bichectomia. ...
  3. 3 – Fonoaudiologia estética. ...
  4. 4 – Botox. ...
  5. 5 – Maquiagem. ...
  6. 6 – Outras intervenções cirúrgicas para assimetria facial.

Quais os 5 principais tratamentos?

  1. Aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos são uma boa opção para corrigir assimetrias causadas pelo desalinhamento dos dentes. ...
  2. Cirurgia ortognática. ...
  3. Preenchimento facial. ...
  4. Botox. ...
  5. Lifting sem cirurgia.

A diferença entre os lados pode estar nas bochechas, na boca, no nariz ou em outras partes da face. O hábito de dormir e comer sempre do mesmo lado contribui para o rosto assimétrico. Outras razões incluem problemas esqueléticos, musculares, dentários, bruxismo e doenças respiratórias e congênitas.

Portanto, a assimetria da boca quase sempre é uma consequência de que há um desequilíbrio em outras estruturas faciais, como ossos, arcadas dentárias, dentes, mandíbula e maxilar, articulações e músculos. Como a má posição esquelética pode resultar em aspecto de boca torta.

1. Amber Heard (91, 85% de simetria)

Assimetria faciais
É normal ter assimetrias no corpo, mas algumas vezes elas incomodam e podem ser resolvidas tanto com cirurgia, se forem muito grandes, ou com atividades simples, como a mastigação no caso das bochechas ou de atividades físicas para perder gordura no corpo inteiro.

Uma das formas de correção, é a utilização de exercícios unilaterais com halteres. Melhore a flexibilidade, muitos casos de assimetria se dão pela falta de flexibilidade. Melhore a execução, nesse caso diminua a carga e faça o movimento de forma correta.

É muito comum que a assimetria facial seja uma herança genética. Contudo, alguns hábitos contribuem para que o rosto perca sua simetria com o tempo, por exemplo: Traumatismo no Côndilo Mandibular na Fase de Crescimento da Mandíbula: Isso faz com que um lado da face se desenvolva menos do que o outro.