Como terminar uma sinopse?

Perguntado por: lapolinario2 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 16 votos

Quando terminar de escrever a sinopse, revise-a e responda com sinceridade: você leria o livro descrito ali? Se não, repense os pontos apresentados, afinal você precisa convencer alguém com o seu texto, seja um editor ou agente.

Uma história deve terminar da mesma forma que uma frase: com um ponto final (final fechado), um ponto de exclamação (final surpreendente), um ponto de interrogação (final ambíguo) ou reticências (final aberto).

Para escrever uma boa sinopse você deve incluir:

  1. uma descrição da personagem principal.
  2. o conflito que essa personagem enfrenta.
  3. os aliados (se houver)
  4. os adversários, inimigos ou obstáculos.
  5. o que a trama tem de surpreendente.
  6. época e local da história.

Geralmente, a sinopse começa com o título, traz também o nome do autor, tipo de texto e a ideia principal do texto, a sinopse é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu, é formada apenas com a opinião do verdadeiro escritor, muitas vezes ...

Antes de mais nada, a sinopse é um texto curto, em geral com apenas um parágrafo. Por isso, ela não deve ser considerada um pedaço do livro, muito menos deve tentar abraçar cada mínimo detalhe do conteúdo.

Use reviravoltas inesperadas para surpreender os leitores. Introduza personagens secundários que tenham um papel importante no desfecho da história. Crie pistas sutis ao longo da narrativa que levem a um final surpreendente. Brinque com as expectativas dos leitores, subvertendo clichês e convenções narrativas.

No dicionário, posfácio está descrito como “advertência colocada no fim de um livro”. Portanto, é uma explicação ou advertência colocados no fim de um livro, depois que toda a história foi contada. O posfácio não contribui com mais história.

Na sinopse, o autor deve apresentar, de modo objetivo e sucinto, os elementos essenciais da obra. Portanto, não deve haver nesse texto, comentários ou avaliações pessoais.

O termo “sinopse” equivale a “resumo”. Trata-se de uma síntese de livro, uma espécie de abreviação de uma história ou conteúdo (seja literário ou científico).

As únicas diferenças entre resumo e sinopse dizem respeito ao local de ocorrência e à pessoa que os redige: o resumo aparece em publicação à parte e é redigido por outra pessoa que não o autor do trabalho resumido; a sinopse é uma visão de conjunto redigida pelo autor, ou por um redator da revista ou livro periódico ...