O que significa fondue em francês?

Perguntado por: ibarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para maioria das pessoas no mundo, fondue significa: Suíça. Pois, aqui na França não é bem assim… Para os franceses a fondue é um prato tipicamente francês, originário da Savoie, a região mais montanhosa da França, nos Alpes.

1. [ Culinária ] Prato cuja base é queijo fundido, em que se submergem bocados de pão com ajuda de um espeto.

O prato tem origem suíça, e foi inventado durante a Segunda Guerra, devido à impossibilidade dos camponeses das regiões montanhosas de buscar provisões nas cidades por causa do intenso frio e dos combates. A palavra "fondue" é uma flexão feminina para o verbo "fundir", algo como "fundido" ou "derretido".

Existem basicamente três tipos de aparelhos de fondue: Os tradicionais (com rechaud), os elétricos (ligados na energia) e também de vela (que servem apenas para chocolate ou queijo). Apesar do fondue elétrico ser perfeito para o fondue de carne, eu sugiro o tradicional para quem não tem nenhum modelo.

O fondue, especialidade suíça, guarda histórias dos primeiros restaurantes a servi-lo no Brasil. Uma das versões diz que em 1974, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, o restaurante do hotel Estalagem Saint Hubertus foi o primeiro estabelecimento a servir o prato. O dono na época era o senhor Clésio Gobbi.

Diz a lenda que o primeiro fondue de chocolate a ser servido em terras brasileiras foi em Gramado, no Rio Grande do Sul, em 1974. À época, o proprietário do hotel Estalagem Saint Hubertus, Clésio Gobbi, pensou em servir o prato porque combinava com o frio.

O fondue é baseado, na verdade, em queijo fundido e vinho branco seco, como explica o professor e coordenador do curso de gastronomia do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Robert Kenzo Falck. "O termo se origina do francês fondre, que significa fundir/derreter.

Todo aparelho de fondue possui garfinhos de cabo extenso que possibilitam o mergulho do pedacinho de pão ou fruta dentro da panela. Porém, este utensílio serve apenas como um elemento auxiliar, pois, ao trazer o garfinho novamente para o prato, o ideal é comer com o garfo e faca grandes.

Fondue de queijo: harmonize com vinhos tintos ou brancos
Os brancos, de maneira geral, combinam adequadamente com a receita de queijo, entretanto, nós recomendamos as versões mais secas dessa bebida, feitos a partir da chardonnay ou da Sauvignon blanc, para acompanhar seu fondue.

Por outro lado, para o fondue de carne, o ideal é harmonizar com vinhos tintos, com taninos bem presentes, para potencializar o sabor das carnes na boca. No entanto, se você servir carnes brancas, como frutos do mar ou frango, ele também vai combinar com algum vinho branco amadeirado.

Outros acompanhamentos

  • Pepino;
  • Palmito;
  • Picles;
  • Cebola;
  • Tomate cereja;
  • Cenoura;
  • Pão italiano.
  • Queijo coalho em cubos.

O rechaud ou espiriteira é um dos acessórios mais essenciais ao seu conjunto de fondue, isso porque você só consegue acender a sua panela de fondue com o auxílio de um deles - a não ser que ela seja elétrica.

O preço médio por pessoa é de R$ 140,00. A fondue de camarão, por exemplo, é R$ 178,50.

A primeira receita de fondue está documentada em um livro de receitas escrito em Zurique, em 1699. O prato tornou-se o símbolo nacional da Suíça e é tradicionalmente feita com queijos Gruyère, Emmental e Kirsch, um tipo de destilado a base de cerejas.