O que significa cnpj?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é o número designado pela Receita Federal na abertura da empresa.

O CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – identifica a empresa em muitos trâmites – contábeis, legais e fiscais. É bem importante, sim, manter esse número consigo: ele consta no Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, documento emitido logo na abertura da empresa.

Para a pessoa jurídica, o CNPJ tem a mesma função do CPF (Cadastro Pessoa Física) para o cidadão (pessoa física). Ou seja, é uma identificação e validação perante a Receita Federal do Brasil, o órgão responsável por administrar os cadastros de Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Você já sabe o significado de CNPJ e o que é, portanto, deve ter uma noção geral sobre sua função principal. Na prática, além de ser uma forma de oficializar a abertura de uma empresa, esse cadastro também serve como garantia de que a empresa exerça suas atividades de acordo com as exigências da legislação brasileira.

Todo mundo que tem um negócio e precisa emitir notas fiscais deve abrir CNPJ, independentemente do tamanho do negócio. Tanto profissionais autônomos como grandes empresários precisam ter esse cadastro, que garante a formalização da atividade perante os órgãos públicos.

Veja como fazer a consulta:

  1. Acesse o Redesim;
  2. Escolha a opção “Consultas pessoa jurídica” e depois, “Minhas empresas”;
  3. Entre com seus dados de cadastro do site gov.br,
  4. Selecione a opção “Todos” no campo “Tipo de integrante”, “Todas” em “Situação cadastral” e clique no botão “Pesquisar”.

Como saber se tem empresa no meu nome?

  1. Acesse o portal REDESIM. Para saber se tem empresa aberta no seu nome, você deve, primeiramente, acessar o portal REDESIM do governo federal. ...
  2. Selecione a opção de consulta de pessoa jurídica. ...
  3. Faça login com a conta gov.br. ...
  4. Faça a busca na ferramenta.

Como abrir um CNPJ Ltda.?

  1. Contratar um (a) contador (a);
  2. Definir o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas);
  3. Definir a configuração da Empresa;
  4. Fazer a Análise Prévia de Localidade;
  5. Elaborar o contrato social;
  6. Registro na Junta Comercial ou Cartório;
  7. Emitir o CNPJ;
  8. Conseguir os Alvarás e outras Liberações.

Suponhamos que você seja proprietário de uma empresa com dívidas, que tem o CNPJ inscrito no CADIN. Porém, não tem nenhuma restrição em seu CPF, ou seja, está com as contas em dia. Nesse caso, as restrições permanecem no CNPJ e não podem ter reflexos em seu CPF.

Como tirar um CNPJ MEI
Tirar um CNPJ MEI, é muito fácil. Basta acessar a página do Portal do Empreendedor, preencher um cadastro com informações pessoais básicas e responder um questionário sobre o seu negócio para em poucos minutos receber o número do CNPJ.

O custo para abrir um CNPJ varia de R$ 500,00 a R$ 1.500,00, dependendo do Estado. O gasto se refere a documentações e o escritório de contabilidade. Se você optar por abrir com a Contabilizei, por exemplo, o valor pode ser de graça. Saiba como.

Emitir notas fiscais, passar credibilidade ao cliente, ter facilidade para obter crédito e poder participar de licitações públicas são algumas das vantagens de ter um CNPJ; A sua gestão tributária e fiscal não precisa ser um pesadelo.

Depois da emissão do CNPJ, é preciso pagar alguns tributos: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Programa de Integração Social (PIS/Pasep), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ...

A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e trata-se de um número de identificação que toda empresa tem, independentemente de ser MEI, ME, LTDA, EPP ou outra modalidade. Já o MEI é um tipo de empresa que tem um CNPJ, como as outras, mas, neste caso, é o CNPJ de um microempreendedor individual (MEI).