O que significa ltda?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

O significado de LTDA pode gerar alguma confusão, já que não se trata de uma sigla, mas sim de uma abreviação da palavra “limitada”.

LTDA significa Limitada ou Sociedade Limitada. A principal característica desse modelo de empresa é que a responsabilidade dos sócios se limita ao valor da cota integralizada no capital social. Neste tipo de negócio, acontece a união de pessoas, dos sócios, que levam suas qualidades pessoais para o empreendimento.

As empresas do tipo sociedade limitada devem contar com a abreviatura Ltda. depois da sua razão social, de forma a identificar o enquadramento da pessoa jurídica e com isto a previsão de responsabilidade de cada sócio. A obrigatoriedade do Ltda.

A Sociedade Limitada é um tipo proposto para dois ou mais sócios, regida por Contrato Social, com necessidade de integralização de capital e permitindo a separação entre os bens das pessoas físicas (os empresários e os investidores) dos da pessoa jurídica (a empresa por ela mesma).

Outros motivos pelos quais a LTDA é mais adotada
Sua abertura é simples e pode entrar no modelo do Simples Nacional, um modelo simplificado de recolhimento de impostos; Não exige capital mínimo, enquanto alguns tipos jurídicos exigiam; Pode ser alterado o quadro de sócios a qualquer tempo, se for necessário.

Em uma empresa Limitada, a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor das cotas registradas em seu nome, ou seja, o valor da sua participação. Por sua vez, em uma S.A, a responsabilidade dos acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas.

A Sociedade Limitada (LTDA.) exige que haja de sócios, enquanto na Eireli a liderança é exercida de forma individual. Tanto Eireli quanto Sociedade Limitada podem ser empresas optantes do Simples, regime de recolhimento de impostos de maneira simplificada e unificada.

(Ente di Gestione) to a limited company (S.p.

Sociedade Limitada (LTDA)
Esse modelo é o que estamos falando até agora: uma empresa que precisa ser formada por duas ou mais pessoas. Contar com sócios é obrigatório para este tipo de sociedade, como cada um sendo responsável por sua quota, enquanto respondem pelo capital total.

Sócios e faturamento
O empresário que não deseja ter sócios, pode optar por um desses regimes: MEI, EI ou SLU. A escolha por um desses modelos vai depender principalmente do faturamento anual do negócio. Já se quiser ter sócios, uma opção é a LTDA.

Sociedade Limitada Unipessoal, ou apenas SLU, é uma das formas da natureza jurídica Sociedade Limitada na qual não é preciso ter sócios. O patrimônio do empreendedor fica separado do patrimônio da empresa, e também não há exigência de valor mínimo para compor o Capital Social.

Enquanto o Empresário em Nome Individual é a forma jurídica mais simples de constituição de uma empresa, a SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) é constituída por cotas – com um único sócio, ou seja, ambas são empresas formadas por um único empreendedor.