O que significa abelha entrar em casa?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Em algumas culturas, acredita-se que a presença de abelhas dentro da cozinha pode ser um sinal de boa sorte e prosperidade. Essas culturas associam as abelhas à abundância, à fartura e ao trabalho árduo. Acredita-se que a presença desses insetos traga boas energias e a garantia de alimentos sempre disponíveis.

A questão que surge é: ao mesmo tempo em que são vitais para a humanidade, as abelhas também representam perigo, quando atacam e picam humanos e animais. Por isso, se aparecer um enxame na sua casa, procure não se aproximar e não deixe cães, gatos, cavalos ou qualquer outro animal de estimação por perto.

Para o xamanismo, a abelha como animal de poder, representa a comunicação, cooperação, disciplina e ordem. São seres que trabalham duro pelo que acreditam e tem um enorme senso de comunidade. Sonhar com abelhas tem um significado bom, de sorte e sucesso na vida. Indica que seus caminhos irão se abrir.

As abelhas são tipicamente diurnas, mas 1% delas (em torno de 250 espécies) tem atividade noturna. Elas podem voar nos crepúsculos, antes do amanhecer e também após o pôr do sol, ou, ainda, durante toda a noite ou na maior parte dela.

As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.

Como esse tipo de inseto exerce papel importantíssimo para o meio-ambiente, é necessário preservar sua existência. Para evitar problemas, é recomendado sempre procurar ajuda no momento de remover ninhos e colmeias. O Corpo de Bombeiros realiza gratuitamente e com segurança a retirada de marimbondos e abelhas.

O significado da abelha na Umbanda é mais direcionado para o sentido da realeza, sendo um símbolo de muita inteligência e organização no trabalho também. O girassol é uma das flores favoritas de Oxum, bem como é muito adorada pelas próprias abelhas e sua polinização.

Significado de Abelha
substantivo feminino Inseto de vida social que vive numa colmeia e produz o mel e a cera. (Ordem dos himenópteros, família dos apídeos.).

Qual a importância das abelhas? As abelhas afetam a nossa vida diariamente. Além de produzirem o mel, elas são responsáveis pela polinização de inúmeros alimentos, como as frutas, legumes e os grãos, garantindo a segurança alimentar de toda a humanidade.

Poderes e habilidades
Atualmente, ela está presa num tamanho reduzido e agora possui super-poderes, portanto, pode voar e produzir explosões supersônicas excepcionalmente fortes.

Para as abelhas, o objetivo é buscar alimento (os recursos florais) para se manterem vivas. “Elas sempre vão fazer isso. Secou no litoral, elas migram para o sertão. Secou no sertão, elas migram para o litoral e para as outras cidades”, complementa.

A migração ocorre num dia límpido e com ventos amenos. Em primeiro lugar, as operárias iniciam o vôo, seguidos de rainha e zangões. A revoada do enxame, na forma de nuvem de abelha, emite som e cheiro característico. Quando a rainha pousa num galho de árvore, as operárias circundam a rainha e ficam emboladas.

Essas pequenas abelhas pretas não tem ferrão e são inofensivas. Seu nome cientifico Nannotrigonna testaceicornis é muito difícil e estranho. São conhecidas como abelha iraí, jataí preta, mambuca ou mambuquinha.

As abelhas te perseguem porque conseguem reconhecer rostos humanos ou, pelo menos, padrões de rostos humanos, de acordo com um novo estudo.

Quando uma colmeia está superlotada, dois terços das abelhas operárias e a abelha rainha deixam-na e passam a procurar um novo lar. Durante dias, milhares de abelhas procuram entre 10 a 20 potenciais locais para a abelha rainha morar. Cada lugar ganha uma apresentação em forma de dança feita pelas abelhas.

As abelhas prestam um serviço fundamental para a humanidade e a biodiversidade, pois são responsáveis pela polinização de aproximadamente 73% das plantas no mundo. Sem polinização, não temos produção de alimentos. Em Santa Catarina, o impacto econômico da apicultura vai muito além da produção de mel.