O que significa a pulseira branca na UPA?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 17 votos

“Agora, além das pulseiras coloridas da classificação de risco teremos as pulseiras brancas para os pacientes internados. Isso significa mais um instrumento de checagem para prevenção de erros com medicação ou procedimentos”, explica.

Pulseira branca = identificação do paciente – Colocada pela recepção, no momento da chegada do paciente ao hospital; Pulseira vermelha = atendimento particular – Colocada pela recepção, no momento da chegada do paciente.

O objetivo é acolher o paciente, avaliar a sua necessidade clínica e atendê-lo de acordo com a urgência, classificando-o por cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

Por exemplo: a cor preta denota que a pessoa que romper a pulseira tem o direito de fazer sexo; já amarela significa abraço; a vermelha representa dança erótica; a azul, sexo oral e a rosa, menina mostra o seio. Porém, especialistas alertam que a brincadeira pode ser perigosa.

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

A Fita Branca da Consciência (fita branca) é uma fita da consciência às vezes usada pelos movimentos políticos para significar ou divulgar suas crenças. Geralmente é usada em roupas ou representada em fontes de informação, como cartazes, folhetos, etc.

Segue até esta quarta-feira a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Nas regras do jogo, um jovem usa as pulseiras e, caso outro consiga arrebentá-las, o primeiro tem que pagar como prenda uma carícia indicada pela cor do objeto. O castigo mais leve é o da cor amarela, que representa um abraço. Já a pulseira preta indica uma relação sexual.

Vermelho: emergência, atendimento imediato. Significa risco de morte iminente.

A pulseira de Classificação de Risco de cor vermelha indica emergência; laranja, muito urgente; amarela, urgente; verde, pouco urgente e azul, não urgente.

Doutor Fernando Fonseca (HFF) é avaliado durante as primeiras doze horas de internamento através da escala de Morse. As pessoas consideradas de alto risco são sinalizadas com uma pulseira roxa colocada ao lado da pulseira de identificação.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

A previsão é de que o atendimento aconteça em até 10 minutos. Amarela: significa urgência e demanda atendimento rápido, que deve acontecer em até 30 minutos. Verde: indica menor urgência, casos em que o paciente pode aguardar atendimento. Nesta situação, o atendimento pode acontecer no prazo de 120 minutos.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

Nível 1: reanimação – azul: atendimento imediato. Nível 2: emergente – vermelho: 15 minutos. Nível 3: urgente – amarelo: 30 minutos. Nível 4: menos urgente – verde: 60 minutos.