Por que Jesus não curava no Sábado?

Perguntado por: hcustodio . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Jesus não está somente atento à cura do doente, mas está interessado também na cura dos seus adversários: curá-los de seu comportamento distorcido na maneira de praticar a lei; observar o sábado sem tirar o próximo das suas doenças não está de acordo com o desejo de Deus.

Seja lembrado que “O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”

Ele realiza esse milagre em um dia de sábado e ordena o homem que foi curado a levar a sua cama no dia de sábado, porque chegou o tempo de uma graça maior do que a Lei, e Jesus é senhor do dia de sábado.

10 E estava ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tenha uma ovelha, e se num sábado a tal ovelha cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?

O vinho bom geralmente era servido no começo da festa, mas, dessa vez, foi servido por último. Esse foi o primeiro milagre realizado por Jesus durante Sua vida na Terra do qual existe registro. Ele realizou esse milagre para ajudar sua mãe, mas isso também fortaleceu a fé dos discípulos.

Atualmente, o Dia do Senhor comemora também a Ressurreição de Jesus Cristo. O Sabbath (Dia do Senhor) ocorre a cada sétimo dia. É um dia santo ordenado por Deus para descansarmos dos labores diários e adorá-Lo.

A legislação permite o trabalho aos sábados. Como começamos dizendo no artigo, a CLT é a principal peça legislativa que fornece aos trabalhadores a garantia de que seus direitos serão cumpridos e dá aos gestores uma boa margem para administrarem seu negócio da melhor maneira, executando uma gestão consciente.

Deus confere sua autoridade a Jesus “na terra”, por isso ele curou o paralítico: teus pecados estão perdoados.

Ele tem o remédio, que é o Seu amor, a Sua bondade e afetividade profunda, que vem do coração do Pai e cura nossas feridas. Pedro talvez fosse o mais ferido de todos, afinal de contas, ele disse tantas vezes que daria sua vida pelo Senhor, mas O negou três vezes.

É um momento de grande significado religioso para os cristãos, marcando a espera pela ressurreição de Jesus Cristo.

7 Também o porco, porque tem cascos fendidos, e a fenda dos cascos se divide em dois, mas não remói; esse vos será imundo. 8 Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; esses vos serão imundos.

Fato impressionante é a cegueira espiritual dos rabinos do templo com relação a este evento (João, 9: 18-34), tentando imputar a Jesus um desrespeito às leis de Deus, devidoà cura ter ocorrida no sábado.

Portanto, não é propriamente o milagre que converte, mas a fé. Tiro e Sidônia foram duas cidades do Antigo Testamento que caíram por falta de fé, por não acreditarem nas palavras dos profetas. Por isso a advertência de Jesus, quando disse: "Ai de ti, Corazim!

Nos evangelhos temos o registro de 35 milagres operados por Cristo, que segundo Soares “revelam a extensão do domínio do poder de Jesus, mostrando sua autoridade sobre a morte e o inferno, sobre o diabo e seus agentes, sobre as enfermidades e a própria natureza” (SOARES, 2008, p.