Por que se chama Sábado de Aleluia?

Perguntado por: eferrari6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sábado de Aleluia é uma celebração religiosa que comemora a espera pela ressurreição de Jesus após a crucificação (que é relembrada na sexta-feira santa). É o último dia da Semana Santa, que antecede a comemoração da Páscoa. No sábado de aleluia, é relembrado o dia que o corpo de Cristo ficou sepultado.

O Sábado de Aleluia (em latim: Sabbatum Sanctum), também conhecido como Sábado Santo e Véspera da Páscoa, é uma festividade religiosa que celebra o aguardo pela ressurreição de Jesus após sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento.

O significado da Vigília Pascal está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, aconteceu no terceiro dia após a sua morte. No Sábado de Aleluia também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo.

Ainda na Quinta-Feira Santa, Jesus foi preso, e, no dia seguinte, a Sexta-Feira Santa, ele foi crucificado e morreu. O Sábado de Aleluia é o momento que o corpo de Cristo estava no Santo Sepulcro e é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, quando Ele ressuscitou.

08/04/2023. Muitos católicos se acostumaram a chamar o dia entre a morte de Cristo (Sexta-feira da Paixão ou Santa) e a ressurreição (Domingo de Páscoa) de Sábado de Aleluia. Porém, essa denominação já não é tão usada e muitos fiéis chamam o dia de Sábado Santo.

No processo de crucificação, Cristo foi torturado e finalmente crucificado em uma colina chamada Gólgota. O sábado após a morte de Cristo e antes de sua ressurreição é conhecido como Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa é exatamente o dia da ressurreição de Cristo.

Domingo de Páscoa

Os cristãos celebram a ressurreição no Domingo de Páscoa, o terceiro dia depois da Sexta-Feira Santa, o dia da crucificação.

Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

É um termo de origem hebráica "Halleluyah", formado pela junção de Hallelu, que significa Louvar, mais Yah que significa Deus, Javé. Portanto Aleluia é um elogio ao Deus, Javé. Aleluia é uma expressão usada para louvar a Deus nos cânticos e orações rezadas nos cultos e missas dos cristãos.

A Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.

O vermelho é utilizado no Domingo de Ramos, na Sexta-Feira Santa, nas celebrações da Paixão de Cristo, no Pentecostes e nas festas dos Apóstolos, de santos e de mártires.

No período da Quaresma, que acaba no domingo de Páscoa, os religiosos não realizam os prazeres da carne, como comer carne vermelha e fazer sexo.

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.

Nesse Sábado Santo, podemos fazer um jejum opcional como nos recomenda a igreja. Até a noite, ainda estaremos no “espírito penitencial”, por isso, é recomendável ainda guardar o jejum, e se ainda não foi possível confessar-se durante a Quaresma, devemos fazê-lo. Algumas paróquias, nesse dia, atendem confissão.

A Igreja Católica orienta seus fiéis, ainda, para que não consumam comidas e bebidas reconhecidamente prazerosas, como chocolates, outros doces e bebidas alcoólicas. Na visão da instituição, no sábado de aleluia ainda não é hora de festa, mas de penitência pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Aprenda a preparar receita servida aos apóstolos.