Porque ovo e coelho da Páscoa?

Perguntado por: rgomes . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O professor Marcos Aurélio novamente nos ajuda a entender: "É por uma associação, digamos assim, do significado simbólico e não literal, não realista. Os dois são símbolos de renovação, de fertilidade, então eles acabaram vindo associados.

Por fim, uma outra teoria sugere que a associação do coelho com a Páscoa foi obra dos protestantes, que afirmavam, para as crianças, que os ovos acumulados (resultado da Quaresma) eram trazidos pelos coelhos, sob a ótica que esses eram símbolos de fertilidade.

No século XVIII, confeiteiros franceses decidiram fabricar ovos de chocolate e decorar o seu interior com bombons. O costume fez sucesso e se consolidou durante o período da Páscoa, mas nem todos tinham acesso a essa mercadoria, pois, na época, o chocolate e o ovo de Páscoa eram artigos muito caros.

O pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Cristo. Esses dois elementos aparecem na Última Ceia, momento em que Jesus e seus discípulos celebram a Páscoa judaica.

Não se sabe ao certo o motivo, mas muitos acreditam que a imagem do coelho é usada para representar a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida. Desde o antigo Egito, os orelhudos já eram símbolos de fertilidade e “vida nova”, por causa da rápida reprodução da espécie.

Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Um ovo é uma nova vida que está para nascer. Da mesma forma, a morte e a ressurreição de Jesus nos trazem a esperança de uma nova vida. Quando nos arrependemos e aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, os nossos pecados são todos apagados e o passado já não importa. É como nascer de novo, uma segunda chance.

A Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.

Os historiadores não sabem se os coelhos, nesse símbolo, representam pureza ou se têm outro significado. Por fim, existem lendas que apontam que um coelho foi o primeiro ser a presenciar a ressurreição de Jesus e que esse animal era um símbolo de renovação, pois era o primeiro a sair de sua toca com o fim do inverno.

O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido à particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas. Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.