O que significa o Cordeiro de Deus?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 12 de julho de 2023
3.9 / 5 2 votos

Cordeiro de Deus em Latim é “Agnus Dei”, uma expressão da religião cristã que significa: ”Jesus Cristo o salvador da humanidade”.

Ele representa a imagem de próprio Jesus Cristo, aquele que se sacrificou para redimir o homem dos seus pecados. Na fé cristão, Jesus é o cordeiro de Deus, que sacrificou-se por seu rebanho. O cordeiro foi o animal que Moisés sacrificou para agradecer à Deus pela libertação do povo hebraico.

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Na época do Velho Testamento, a lei de Moisés exigia que os filhos de Israel sacrificassem de seus rebanhos e manadas um “macho sem defeito” e o “[ofertassem] de sua própria vontade” (Levítico 1:3). Assim, Isaías ensinou que Jesus Cristo “como um cordeiro foi levado ao matadouro” (Isaías 53:7).

Este gesto revela, sobretudo, quem é Jesus: o Filho de Deus, verdadeiro Deus como o Pai; é aquele que se abaixou para se fazer um de nós, aquele que se fez homem e aceitou se humilhar até a morte de cruz. Nesse gesto de Jesus, nós podemos contemplar tudo o que há de mais maravilhoso nele.

Cordeiro: representa o sacrifício de Cristo, imolado para redimir os pecados dos homens. Essa imagem aparece em várias ocasiões na Bíblia, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Representa, além disso, a vítima inocente, o “filho de Deus”, que trouxe a “luz”, mas foi morto por aqueles a quem veio salvar.

ovelha

Cordeiro de Deus
O termo cordeiro não é apenas utilizado para se referir ao filhote da ovelha, e ele também está presente no livro bíblico. A expressão cordeiro de Deus é utilizada na religião cristã para se referir à Jesus Cristo.

29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

O cordeiro é caracterizado pelo seu corpo de caráter robusto e conta com uma cabeça arredondada; além disso, suas orelhas são menores que as do cabritos. Pelo fato de os cordeiros serem de maior porte e com ossos mais largos, os corte da carne é feito em maior proporção.

Naquele tempo: 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.

A proteção e o poder estão no sangue do Cordeiro, e o sangue é um sinal para Deus, um sinal para as trevas. Paulo dizia: “Ninguém me moleste, eu trago em meu corpo as marcas do Senhor” (Gl 6.17). Temos as marcas de um compromisso com o Senhor.

8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho.

Durante o programa “Tempero de família”, o animal foi sacrificado de forma cruenta – ou seja, degolado e sangrado sem qualquer insensibilização prévia para torná-lo inconsciente antes de morrer.

Uma expressão popular, que acabou sendo muito utilizada para caracterizar uma pessoa dissimuladas que aparenta ter boa índole, mas na realidade é má, perversa ou desonesta.