Quantos símbolos tem a Páscoa?

Perguntado por: avidal6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os ovos de Páscoa e o coelho da Páscoa são dois símbolos tradicionais da celebração secular da Páscoa.

Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo no domingo de Páscoa. Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas "alfa" e "ômega" (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo. Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba.

Símbolos da Páscoa Cristã
- Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte, a salvação e a ressurreição. - Pão e vinho: na última ceia, Jesus disse que o pão era seu corpo e o vinho seu sangue. O pão e o vinho foram oferecidos aos seus discípulos. Eles representam a vida eterna.

Para a Igreja Católica, o verdadeiro símbolo da Páscoa é o círio pascal, uma grande vela branca que simboliza a ressurreição de Jesus. Nela, estão inscritas as letras alfa e ômega, a primeira e a última do alfabeto grego, indicando que o filho de Deus é o princípio e o fim. "O símbolo maior da Páscoa é a luz de Cristo.

A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

O círio é a grande vela acesa na Aleluia, simbolizando a luz dos povos, em Cristo. O que o coelho tem a ver com tudo isso? Por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia? Ovos de coelho ou de Páscoa?

Coelho da Páscoa

Coelho da Páscoa
Como coelho está associado às grandes ninhadas, ele simboliza a fertilidade e a renovação da vida. O animal é um dos símbolos mais emblemáticos da Páscoa cristã. Esse símbolo pascal foi trazido pelos alemães ao Brasil em meados do século XVII.

Outra coincidência: a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira. As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa.

Pascha provém do gr. páscha, forma documentável na versão dos Setenta (que significa: «a Páscoa, festa judaica e cristã; em particular, a refeição da Páscoa; o anho pascal»), com origem no hebreu pasach, que, propriamente, significa «passagem» e designa a festa celebrada em recordação da saída do Egipto (vj.

O povo teria recebido Jesus com felicidade, colocando ramos de palmeiras e oliveira no caminho para ele passar, o que também era descrito como hábito antigo, significando triunfo. Dessa forma, o Domingo de Ramos foi consagrado.

A Páscoa é uma festa de origem judaica, que comemora a liberdade do povo hebreu após um longo período de escravidão no Egito. Com o mesmo sentido de libertação e de esperança, a Páscoa cristã surge posteriormente com a comemoração da ressurreição de Jesus Cristo.