O que significa a expressão passar manteiga no bigode do gato?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 10 votos

Aconselhar em vão ou fazer o bem a quem não manifesta a mínima gratidão; fazer algo em vão, perder tempo. Expressões equivalentes: Passar manteiga em venta de gato; Passar manteiga em focinho de cachorro; Passar manteiga em venta de cachorro.

Não é benéfico para eles, mas mais uma vez, a manteiga não é tóxica.

Em algumas partes do mundo, gatos pretos são símbolo de boa sorte. O folclore alemão diz que se um gato preto cruzar o seu caminho, passando da esquerda para a direita, coisas boas estão no horizonte para você.

Se lhe tocar as patas, certamente o seu odor ficará impregnado com seu cheiro e eles não querem que essa pessoa seja bem-vinda em sua casa, portanto, recusá-lo é uma maneira possível de dizer: "não quero você na minha casa".

Ele não gosta muito de você. Grunhidos e rosnados são frequentes - Se sempre que você tenta se aproximar do animal, ele (além de morder e arranhar) também grunhe e rosna para te afastar, é um mau sinal. Significa que ele não confia e nem quer estar perto de você.

Por isso, os barulhos altos incomodam e assustam os gatos, sendo outra das coisas que eles mais temem. Gritos, fogos de artifício no Natal, música alta, aspiradores de pó, tempestades, buzinas e muitas outras coisas assustam os gatos, e podem até causar estresse e ansiedade.

Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos. Também pode ser considerado um sinal de respeito, já que ele mostra que se sente seguro ao lado do dono da casa.

Existem histórias de que um gato preto cruzar o seu caminho é sinal de má sorte e outras que relatam os gatos como seres auspiciosos.

Assim, quando o gato dorme com o tutor ele está demonstrando que confia plenamente que nada de ruim vai acontecer, Calor: por fim, os gatos adoram dormir no conforto. Por isso, preferem dormir próximo ao seu tutor, pois é quase como uma almofada quentinha.

Cuidado com áreas sensíveis
Na hora de acariciar o rosto do gatinho, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque. Regiões da barriga e bochechas são proibidas para a maioria dos gatos!

Seu animal já olhou para você, abaixou a cabeça e a encostou em sua testa, queixo ou bochechas? Este gesto é demonstrado para os tutores muito amados, como um carinho. O fato é: gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma caminha ou travesseiro (quem não gosta?).

A reação é tida como uma simulação de uma presa em fuga para eles. Dito de outro modo, dependendo da maneira como o carinho é feito, pode instigar os instintos comportamentais de caça do pet, o que não é de todo ruim.

Desse modo, gatos dormindo com as pessoas da família é uma prova de amizade, carinho e amor. Assim, o pet mostra que entende que você dá lar, água e comida para ele, sem exigir nada em troca. Ao dormir em seus pés, ele demonstra agradecimento e busca cuidar de quem ama.

O que é interpretado como falta de afeto, muitas vezes pode ser apenas o comportamento natural do gato que, ao contrário dos cães, mostram amor de um jeito mais contido. Ainda assim pode acontecer do animal não curtir muito a presença de alguém e fazer questão de deixar isso bem claro.