O que quer dizer quem pariu Mateus que o embale?

Perguntado por: eourique . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

Atribui-se inúmeras origens ao ditado popular “quem pariu Mateus que o embale”. Há quem diga que se refere à má escolha, por parte de Jesus, do cobrador de impostos Mateus para seu time de apóstolos. Fala-se também que decorre do costume machista de que a mãe seja a única responsável pelo trabalho de cuidar dos filhos.

3. Quem pariu mateus que balance. Expressão que vem de 'quem pariu mantém e embale', que expressa a necessidade de compromisso dos responsáveis por seus filhos.

10 ditados populares que você falou errado a vida inteira

  • Na língua portuguesa, temos os famosos ditados populares e, desde crianças, estamos acostumados a escutar os mais velhos tentarem explicar o mundo por meio deles. ...
  • Quem pariu Mateus que balance! ...
  • Não é a batatinha que esparrama. ...
  • Enfiou o pé na jaca!

1 – Quem tem boca vai a Roma
Bom, segundo o Prof. Pasquale, esse ditado está quase correto já que o original em italiano é “Chi ha (la) lingua arriva a Roma” ou algo como “Quem tem língua chega a Roma”. Esse você errou por achar que estava errado!

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino. Significado: Quem sabe se comunicar vai a qualquer lugar.

“Quem tem boca vai a Roma”, todos nós , várias vezes na vida escutamos esse famoso ditado. O ditado popular quer dizer que, quem procura acha, quem deseja alcança os seus objetivos. Porque basta perguntar e ir em direção ao destino, ao próprio sonho.

As aparências enganam
Esta é uma das expressões populares mais conhecidas da nossa lista e significa que uma pessoa pode aparentar ser algo, mas, na verdade, ser totalmente o contrário. Ou seja, não devemos julgar ninguém só pelo o que aparenta ser.

Ditados populares são frases ou expressões consideradas sábias, porque são passadas de geração para geração e transmitem experiências e conhecimentos que podem ajudar pessoas mais novas a entenderem determinados comportamentos e acontecimentos.

Na boca de quem não presta, quem é bom não vale nada.

Podemos dizer que o ditado tem o seguinte significado: quando alguma notícia se espalha e se torna de conhecimento público, é como se já fosse considerada como algo verídico apenas por ser de domínio popular.

Afinal, quem pergunta e questiona consegue ir aonde bem quiser. Todavia, não podemos deixar de dizer que a forma correta desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”. É justamente isso que as pessoas faziam em relação aos “deslizes” dos imperadores e as formas de governo que definhavam o império: vaiavam Roma.