O que sentimos quando está perto do parto?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Contrações. As contrações são os sinais mais famosos de que o parto se aproxima. Nos filmes, mesmo as primeiras contrações costumam ser retratadas por mulheres que subitamente começam a gritar desesperadamente. Mas as primeiras contrações são absolutamente indolores e muito espaçadas.

Além destas contrações, que podem ser apenas um indício que o momento do nascimento se aproxima, dias antes do parto pode sair da vagina da gestante um muco grosso amarelado, com aspecto de clara de ovo, e com sinas de sangue (tampão mucoso). Este é mais um sinal de que o momento do bebê nascer está próximo.

A gestante passa a emitir ruídos que soam como vogais abertas ou um zumbido ressonante. Com 5-7cm os ruídos são mais altos, praticamente impossível falar durante uma contração, e os sons podem tornar-se repetitivos.

No último mês de sua gravidez, alguns dos sintomas normais que você pode sentir são: Necessidade de urinar frequente. Eliminação do tampão mucoso. Aumento do corrimento vaginal.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Eventualmente a futura mamãe poderá se queixar de dores no umbigo. É bom que você saiba, que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela.

2 – Contrações de expulsão
São longas, ou seja, a barriga fica endurecida por mais tempo; São ritmicas e regulares (intervalos fixos entre elas como de 15 em 15 minutos, 10 em 10 minutos);

As contrações podem não ser dolorosas no início, mas há um aumento gradual na intensidade, começando da parte superior do útero e irradiando-se pela barriga e parte inferior das costas. O médico terá de saber que outros sintomas são sentidos, o intervalo das contrações, e se você consegue falar quando elas acontecem.

Menos azia e sensação de alívio no estômago; Aumento da vontade de ir ao banheiro devido à pressão na região pélvica; Dificuldade para caminhar ou sentar-se confortavelmente; Sensação de movimentação das pernas do bebê na parte superior da barriga.

Nos casos de dúvida, saída de líquido com coloração escura ou com sangue é fundamental que se procure o auxílio médico. A bolsa pode se romper espontaneamente no início do trabalho de parto ou mesmo antes, e em ambos os casos a gestante deve dirigir-se ao hospital para ser examinada para confirmação do diagnóstico.

Como regra, você deve evitar qualquer tipo de esforço físico, principalmente se exige abaixamento. É hora, portanto, de pedir ajuda.