Como posso saber se vou ter parto normal ou cesárea?

Perguntado por: aveloso2 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.1 / 5 2 votos

Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

A cesárea é indicada para casos em que a mãe tem alguma condição que torna o trabalho de parto pouco seguro para ela e para o bebê, como problemas cardíacos, hipertensão descompensada, gestações com fetos em apresentações anômalas (qualquer uma de não a "de cabeça para baixo", chamada de cefálica) .

4 – Parto normal/natural dói mais do que cesárea? MA – A dor do parto normal/natural é crescente e ocorre durante todo o trabalho de parto, principalmente na saída do bebê. Já a dor da cesárea tem início quando a analgesia passa, embora seja usada muita medicação para amenizar essa dor.

O bebê também tem um desenvolvimento mais rápido com as alterações hormonais do corpo da mãe durante o parto normal, uma melhor sucção, e é mais ativo. A passagem pelo canal vaginal ainda propicia a compressão do tórax, que leva a criança a eliminar todo o líquido amniótico do aparelho respiratório.

De 60% a 80% das gestantes podem ser submetidas a um parto normal depois da primeira cesárea, sem riscos graves para a saúde da mãe e do bebê. Esses dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A melhor modalidade de parto deve ser uma escolha da parturiente, sempre com acompanhamento médico.

Dr. Carlos Vital: Várias hipóteses podem explicar essa preferência, como medo da dor, a ideia de que a cesariana é mais segura para o bebê e o medo de não conseguir vaga nos hospitais ou de não ser assistida por seu médico obstetra.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor.

Normalmente o parto cesárea é rápido e todas essas etapas acontecem em cerca de 60 minutos. Fazendo cesariana posso receber meu bebê assim que ele nascer? O ideal é que, se mãe e bebê estiverem bem, o bebê seja entregue à mãe para primeiro contato e amamentação imediatamente, mesmo em um parto cesariana.

A água morna, por volta dos 37º graus, proporciona relaxamento muscular, que ajuda a atenuar as contrações e acelera o nascimento do bebê. Seja banho quente no chuveiro ou imersão em banheiras ou piscinas, a água morna é sempre uma ajuda valiosa.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.

Como é a dor do parto? Ela pode ser comparada a uma cólica menstrual intensa, mas não é constante.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.