Quanto tempo antes do parto a barriga fica baixa?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando o parto está prestes a acontecer, a barriga fica baixa naturalmente. Normalmente esse acontecimento é bem próximo ao parto, algumas horas ou mesmo um dia antes. É normal o bebê começar a descer conforme o trabalho de parto avança. O colo do útero, antes grosso, começa a afinar.

Geralmente, a barriga baixa e o encaixe do bebê costumam acontecer na 35ª ou 36ª semana da gestação, principalmente se tratando de gestantes de primeira viagem.

Barriga mais Baixa
Outro grande sinal de que é hora de ir para a maternidade é quando a barriga da mulher fica cada vez mais baixa. Isso acontece porque o bebê, depois que vira de cabeça para baixo, começa a se encaixar nos ossos pélvicos de sua mãe para o nascimento.

Confira alguns deles!

  1. 1- Mais contrações de treinamento. Conhecidas como contrações de braxton Hicks, elas são diferentes das de trabalho de parto. ...
  2. 2- Pressão na pelve. ...
  3. 3- Sensação de respirar melhor. ...
  4. 4- Diminuição do movimento fetal. ...
  5. 5- Maior inchaço nas mãos e pernas. ...
  6. 6- Aumento da secreção vaginal.

Eliminação do tampão mucoso
Essa secreção preenche o canal cervical (colo do útero), formando uma barreira entre a bolsa amniótica e a vagina. Quando o colo começa a dilatar, cerca de 10 a 15 dias antes do parto, a secreção começa a ser eliminada pela vagina. O tampão também é chamado de “sinal”.

Ao sentir a barriga baixar 4 cm e com pressões frequentes na parte interna do ventre. Entre a 36ª e a 38ª semana, faça consultas quinzenais.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

Sim, é possível. Você pode perceber isso semanas ou dias antes de entrar em trabalho de parto, mesmo no início do próprio trabalho de parto.

O bebê ainda mexe, não é que ele para de mexer, mas ocorre uma diminuição na movimentação que ele tinha antes quando você tava na gestação de menos tempo. O maior inchaço nos braços e nas pernas eles podem ocorrer no final da também.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).