O que são polígonos simples e complexos?

Perguntado por: dsouza . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Os polígonos podem ser simples ou complexos. Os polígonos simples são aqueles cujos segmentos consecutivos que o formam não são colineares, não se cruzam e se tocam apenas nas extremidades. Quando existe intersecção entre dois lados não consecutivos, o polígono é chamado de complexo.

Linha poligonal: um polígono é classificado quanto a linha poligonal em: Simples: quando a linha é simples, isto é, quando não há intersecção entre dois segmentos consecutivos; Não-simples: quando a linha não é simples, isto é, quando há intersecções nos segmentos de retas.

Existem dois tipos de polígonos: plano e não plano. Além disso, os polígonos são classificados em convexos e não convexos.

Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas delimitadas por segmentos de reta. Alguns exemplos de polígono são os triângulos, os quadrados e os retângulos. Exemplos de polígonos.

– Simples. Polígonos simples são aqueles em que nenhuma das retas se cruzam, ou seja, não há um ponto de intersecção entre dois lados não consecutivos. Esses tipos de polígonos ainda podem ser divididos em dois outros: côncavos ou convexos.

Quando a extremidade do último segmento de uma linha poligonal liga-se à extremidade do primeiro, dizemos que ela é uma linha poligonal fechada. Se cada segmento de reta de uma linha poligonal toca apenas os segmentos consecutivos, dizemos que a linha poligonal é simples.

Tem mais depois da publicidade ;) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais.

Os polígonos são linhas fechadas formadas apenas por segmentos de reta que não se cruzam a não ser em suas extremidades. Esses segmentos de reta nos polígonos são chamados de lados, assim, outra definição, mais comum que a primeira, é a seguinte: polígonos são figuras geométricas inteiramente formadas por lados.

Não são polígonos, portanto, figuras que apresentam em um de seus lados, no lugar de um segmento de reta, uma curva qualquer ou que dois de seus lados cruzam-se.

Em geometria, o quilógono ou quiliágono é um polígono de 1000 lados. A soma dos seus ângulos é igual a 179.640º.

Um polígono é chamado de irregular (ou não regular) se não possui todos os lados congruentes ou todos os ângulos congruentes. Exemplos de polígonos irregulares são o retângulo (pois os lados não são congruentes) e o losango (pois os ângulos não são congruentes).

Base: é o polígono que está na parte de baixo da pirâmide. O caso representado na imagem acima pelo hexágono ABCDEF é a base da pirâmide. Vértice: é o ponto V na parte superior da pirâmide.

As figuras planas fechadas, formadas por segmentos de retas que não se cruzam conceituamos como polígonos.

Triângulo é um polígono de três lados. É o polígono que possui o menor número de lados. Talvez seja o polígono mais importante que existe. Todo triângulo possui alguns elementos e os principais são: vértices, lados, ângulos, alturas, medianas e bissetrizes.