Quais são as principais características de um polígono regular?

Perguntado por: dmelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Um polígono é considerado regular quando ele é convexo e possui todos os lados e ângulos com a mesma medida.

O triângulo equilátero e o quadrado são casos de polígonos regulares, mas há pentágonos, hexágonos, entre outros polígonos que também são regulares.

Polígonos são figuras planas e fechadas, ou seja, limitadas por segmentos de retas. Os polígonos têm como elementos: lados, vértices, ângulos e diagonais. Representação de um polígono. Polígonos são figuras geométricas planas e fechadas formadas por segmentos de reta.

Polígonos com lados e ângulos congruentes são polígonos regulares. Polígonos regulares são os polígonos convexos em que todos os lados e todos os ângulos são congruentes, ou seja, têm a mesma medida. O polígono regular de 3 lados é o triângulo equilátero e o de 4 lados é o quadrado.

Polígono Regular: É o polígono que possui todos os lados congruentes (mesma medida) e todos os ângulos internos congruentes. No desenho animado ao lado podemos observar os polígonos: triângulo, quadrado, pentágono, hexágono e heptágono.

Um polígono é regular quando é convexo e possui todos os lados e ângulos de mesma medida.

Tem mais depois da publicidade ;) Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais.

Existem dois tipos de polígonos: plano e não plano. Além disso, os polígonos são classificados em convexos e não convexos.

Um polígono pode ser classificado como regular quando ele possui todas os ângulos e lados congruentes. Ser congruente significa possuir a mesma medida. O triângulo equilátero e o quadrado são exemplos. Quando pelo menos um dos lados é diferente, o polígono é irregular.

Polígono regular é o polígono em que todos os lados e ângulos (internos e externos) são congruentes (ou seja, possuem a mesma medida). Por exemplo, um triângulo regular é chamado de triângulo equilátero e possui 3 ângulos internos de 60°.

Um quadro, por exemplo, é um polígono, uma vez que possui quatro lados. Já um círculo não é um polígono porque é arredondado e não possui lados. Existem diferentes tipos de polígonos e a sua classificação é feita com base em suas características distintas.

Aplicando um limite simples à função graus desse polígono regular, podemos chegar na seguinte expressão: 180 – lim (360/x) = 180 – 0 = 180. Ou seja, quando o número de lados tender ao infinito, a medida de cada ângulo interno do polígono é 180 graus.

Existem apenas três polígonos regulares que pavimentam o plano: o quadrado, o hexágono regular e o triângulo eqüilátero.

As diagonais em um polígono são segmentos de reta que ligam dois vértices não consecutivos através de sua região interna. Assim, para traçar uma diagonal, é preciso começar em um vértice e seguir com o traço até outro, que não seja vizinho, uma vez que o segmento deve cortar o interior do polígono.

Portanto, cada vértice de um polígono de n lados tem n – 3 diagonais, já que podem ser ligados a todos os outros vértices, menos aos dois consecutivos e a ele próprio. Temos essa mesma soma para todos os vértices, portanto, o número de diagonais poderia ser dado pelo produto n x (n-3).