O que são os 72 nomes de Deus?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

O Shemhamphorasch é o conjunto dos 72 nomes de Deus, de 3 letras cada, formados a partir do desdobramento do "Tetragrammaton" em 72 partes. Estes nomes são derivados dos versículos 19, 20 e 21 do Capítulo 14 do Êxodo. Em sua original escrita hebraica, cada um destes versículos possui 72 letras.

Os 72 Nomes de Deus são uma tecnologia cabalística milenar que nos ajuda a trazer milagres para nossa vida. Moisés utilizou os 72 Nomes para abrir o Mar Vermelho. Nós podemos usar o poder dos 72 Nomes para resolver situações em que precisamos de ajuda de cima e criar milagres.

Os anjos cabalísticos são um grupo de 72 seres celestiais que ajudam a humanidade, os 72 Anjos da cabala. Várias tradições místicas e religiosas proclamam a existência de um ser que serve como canal de conexão entre Deus e a humanidade. Eles são chamados de mensageiros de Deus ou anjos.

Adonai, El Shadai, Elohim Shabaot, Adonai Shabaot, Elohá, El, Ehieh, Iah: existem, de acordo com as tradições místicas judaicas, diversos nomes para Deus. As combinações de letras, palavras, e sons totalizam 72 nomes que compõe uma curiosíssima estrutura numérica e linguística que perpassa toda Torah.

Ao escolher 72 discípulos, Jesus indica a totalidade, a universalidade dos que anunciam o Bem.

Para fazer esta meditação, basta de concentrar nas letras que aparecem na tela, lendo da direita para esquerda (padrão hebraico). Concentre-se em cada conjunto de três letras hebraicas; se alguma te chamar mais atenção, ao final pode voltar a esta e ficar meditando sobre sua energia.

Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José. Mas Jesus também era conhecido como Jesus de Nazaré, ou Jesus o Nazareno, em razão de sua cidade de origem.

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

Este esclarecimento é necessário, porque alguém poderia objetar que nos textos do passado há outros arcanjos mencionados, até ao número de sete no Livro de Enoque: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Fanuel e Gabriel. O sistema de sete arcanjos é de facto uma antiga tradição de matriz judaica.

O termo cabala vem do hebraico Qabbalah, que literalmente significa “receber” ou “algo recebido”, referindo-se ao processo inicial no qual a transmissão era oral. Para o judeu, esse termo também possui o significado de “tradição”, ou seja, significa a tradição mística em Israel (ASHERI, 1995, p. 255).

De acordo com a tradição cristã, cada um de nós tem um Anjo da Guarda, que nos acompanha desde o momento do nascimento até o momento da morte, permanecendo ao nosso lado em todos os momentos da sua vida.

Deus tem muitos títulos nas Escrituras, como “Pai”, “Todo-Poderoso”, “Rei” e “Salvador”.

Numa outra forma de expressar o nome de Deus, a qual está na origem do termo Jeová, usa-se o monossílabo hebraico YAH (JÁ), primeira sílaba de YAHVEH (JAVÈ). Às consoantes YHVH foram fundidas as vogais de ADONAY, no que então resultou YeHoVaH (Jeová).

El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.