O que são figuras de linguagem 6º ano?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 19 votos

Elas podem ser classificadas como semânticas, de pensamento, de sintaxe ou de som. As figuras de linguagem são usos de palavras ou expressões com sentido conotativo. Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa.

Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras.

Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora. Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som.

As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo.

Entre os tipos de Figuras de Linguagem, as Figuras de Palavra são aquelas que estão associadas ao significado das palavras. Elas são classificadas em: catacrese, comparação, metáfora, metonímia, perífrase e sinestesia.

O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete. Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível.

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

Os tipos de linguagem são: verbal, não verbal e mista. A linguagem verbal recorre à palavra, falada ou escrita.

Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!

As figuras de construção ou figuras de sintaxe são desvios que são evidenciados na construção normal do período. Essas figuras de linguagem ocorrem na concordância, na ordem e na construção dos termos da oração.