Qual a importância do gênero lírico?

Perguntado por: lescobar . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 16 votos

O gênero lírico tem o objetivo de expressar as emoções e sentimentos dos autores por meio da função poética da linguagem.

Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.

Gênero literário consiste no conjunto de obras que possuem características parecidas, tanto no que diz respeito à forma quanto conteúdo. Basicamente, servem para categorizar os textos, facilitando, assim, a classificação das obras de acordo com sua construção.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

Subgêneros do gênero lírico
Ode: Poema lírico de exaltação, entusiasmo e alegria. Hino: Poema lírico de glorificação, homenagem e louvor a divindades e à pátria. Elegia: Poema lírico melancólico sobre a morte e a tristeza. Idílio: Poema lírico sobre a vida pastoril e bucólica.

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

Os gêneros textuais são textos produzidos no nosso dia a dia que tem forma, estrutura e assunto que são identificáveis e possuem uma finalidade que é o objetivo da comunicação. A finalidade normalmente é conscientizar, informar, opinar, narrar, explicar, ensinar, instruir, divertir, convencer, alertar, criticar e etc

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 - 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

Tipos e gêneros textuais

  • Texto narrativo.
  • Texto descritivo.
  • Texto dissertativo expositivo.
  • Texto dissertativo argumentativo.
  • Texto explicativo injuntivo.
  • Texto explicativo prescritivo.

b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.

Na literatura, o lirismo representa uma tendência de expressar elementos autobiográficos e subjetivos. Em relação a sua forma, o gênero lírico é composto basicamente por poesia (texto em verso). Os outros dois gêneros são encontrados mais na forma de prosa.

Características do gênero líricos
O gênero lírico consegue expressar todos esses sentimentos através do uso poético da linguagem, abusando do significado conotativo das palavras e expressões, além de pronomes e verbos, sempre em primeira pessoa e com o uso de figuras de linguagem.

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes. Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos.