É bom concordância nominal?

Perguntado por: ufigueiredo . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.

Concordância nominal é a relação entre palavras que garante que os substantivos concordem com artigos, adjetivos, pronomes e numerais. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.

Exemplo: Água é bom. (Não está precedido de artigo ou numeral, sendo assim não pode variar). Água é boa: É erro, porque apenas flexionaremos se vier precedido de artigo. Agora, se reestruturássemos essa frase, ficaria assim: A água é boa, daí sim, está precedido de artigo, então se pode flexionar.

Na concordância nominal, como regra geral, o substantivo (ou pronome substantivo) concorda em gênero e número com o adjetivo, artigo, numeral, pronome adjetivo ou particípio a ele relacionados. Veja os exemplos: Basquiat era um pintor americano. Basquiat e Warhol eram artistas americanos.

Confira quais são:

  • Um substantivo + um adjetivo.
  • Mais de um substantivo + um adjetivo.
  • Concordar com o substantivo mais próximo.
  • Concordar com todos os substantivos.
  • Inserir o artigo antes do último adjetivo.
  • Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.

Regra geral:
O artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Ex.: Dois pequenos goles de vinho e um calçado certo deixam qualquer mulher irresistivelmente alta.

Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Bom é um adjectivo qualificativo — exprime um atributo do nome. Assim, o tipo de frases em que se pode usar bem e bom juntamente com o verbo estar é diferente. Nessas situações o verbo estar só pode ser usado como verbo predicativo (ou de ligação).

Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos. Neste exemplo, quando concordamos o sujeito (nós) com o verbo (estudaremos) estamos fazendo a concordância verbal. Por sua vez, quando concordamos os substantivos (regras e exemplos) com o adjetivo (complicados) estamos fazendo concordância nominal.

Erro de concordância nominal
Por exemplo, se um nome está no masculino singular, o adjetivo que lhe está anteposto ou posposto não está equivalente em gênero e número. Dessa maneira, é fácil perceber que seria errado escrever “O aluno estudiosos”, ou “O aluno estudiosa”, ou “Os aluno estudioso”, não é mesmo?