Qual é o sentido de lirismo na literatura?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 20 votos

A qualidade de ser lírico diz respeito a algo extremamente romântico, com caráter fortemente sentimental. Na literatura, o lirismo representa uma tendência de expressar elementos autobiográficos e subjetivos.

O gênero lírico é basicamente poesia. Ou seja, tem por foco os sentimentos, porém é mais do que a tentativa de relatar algo, o propósito é despertar sentimentos. Contudo, nem sempre são sentimentos positivos, é possível encontrar textos do gênero lírico com expressando emoções de raiva, ódio, fúria, entre outros.

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

Alguns subgêneros de textos líricos são: Soneto - poema de forma fixa, formado por catorze versos (dois quartetos e dois tercetos). Poesia - texto poético formado por versos que se agrupam em estrofes. Ode - poema de exaltação composta para ser declamada ou cantada.

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

Significado de Lirismo
[Literatura] Tendência da literatura em expressar elementos autobiográficos e subjetivos: o lirismo clássico de Ricardo Reis. Modo de se expressar os sentimentos de forma entusiasmada ou apaixonada: filme cheio de lirismo.

O gênero lírico é aquele destinado a expressar emoções, sensações, disposições psíquicas, ou seja, a vivência de um eu em seu encontro com o mundo. Mas esse eu lírico, essa voz do poema, não é necessariamente o autor, mas sim um eu fictício, que pode ou não ter características do eu autoral.

No lirismo moderno, o poeta recorta cenas do seu cotidiano, o que se passa diante seus olhos ganha espaço nas páginas, usa de uma linguagem fragmentada para dialogar com a tradição, abandonando e/ou desconstruindo regras e modelos.

A diferença entre o cantor lírico e o cantor popular se dá pelo fato de o primeiro ser conhecido por ter uma educação musical formal e por utilizar uma técnica denominada canto tecnicamente impostado, com repertório específico e erudito, em apresentações como, por exemplo, óperas, oratórios e cantatas.

b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.

1. Da lira. 2. Que se pode cantar ao som de instrumento.

O vocábulo “lírico” surge do latim lyricus, e encontra-se associado a um instrumento musical, a lira, cujo objeto foi muito utilizado pelos gregos no período clássico.

Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes. Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos.