Qual é a origem do texto lírico?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 15 votos

O gênero lírico originou-se na Grécia Antiga, época em que a manifestação poética era apresentada ao publico oralmente, em forma de canto, o qual era acompanhado por um instrumento musical chamado lira.

Poesia que foca na exposição de emoções e sentimentos
O gênero lírico é um gênero literário cultuado desde os tempos da Antiguidade. Do latim, “lyricu”, o nome faz referência ao instrumento musical de corda (lira) que os rapsodos (nome dado as pessoas que tocavam lira) tocavam enquanto declamavam poemas.

O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".

A principal característica do gênero em questão é a subjetividade. Por meio da poesia, o autor revela suas impressões ligadas ao mais profundo “eu”, extravasando emoções e sentimentos pela expressão verbal rítmica e melodiosa.

Características do gênero lírico

  1. É escrito em verso, na 1. ª pessoa do discurso - eu;
  2. Há a expressão de sentimentos e emoções;
  3. Ocorre a exteriorização de um mundo interior;
  4. Apresenta um caráter subjetivo;
  5. As palavras são usadas no seu sentido conotativo;
  6. Apresenta muitas figuras de linguagem.

Gênero dramático é um gênero literário originário da Grécia Antiga, considerada o berço do teatro ocidental. Porém, no Oriente, há aproximadamente 2000 anos antes de Cristo, em países como China e Egito, já havia a presença de um teatro de caráter solene ou mesmo religioso.

b) As mais conhecidas estruturas formais do gênero lírico são a elegia, o soneto, o hino, a sátira, o idílio, a écloga e o epitalâmio.

O eu lírico ou eu poético é a voz que se expressa em uma poesia. Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa. Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

Os componentes da poesia lírica são: a métrica, o verso e a rima. A métrica é traduzida com a disciplina na estrutura de combinações distintas para a formação de versos, rima, ritmo e estrofes. Já o verso é composto pelo conjunto de palavras submetidas ao ritmo e que dá origem a outros versos.

Na literatura, o lirismo representa uma tendência de expressar elementos autobiográficos e subjetivos. Em relação a sua forma, o gênero lírico é composto basicamente por poesia (texto em verso). Os outros dois gêneros são encontrados mais na forma de prosa.

Os gêneros literários são: narrativo (contação de histórias), lírico (expressão subjetiva de ideias e emoções) e dramático (instruções para a encenação teatral). A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático.