O que o eu lírico se compara para explicar sua identidade?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 18 votos

Resposta: Ele se compara a cor das flores para dizer que a sua identidade pode mudar.

No poema "Identidade" de Pedro Bandeira, conseguimos perceber que o eu-lírico da história é considerado "queridinho" quando olha pra situação e se coloca como sujeito principal, ou defende suas atitudes, mesmo sabendo não estar certo. Quando falamos em eu-lírico, nos referimos ao narrador que existe dentro do poema.

Resposta verificada por especialistas
No poema "Nem sempre sou igual", entre as flores e o eu lírico existe em comum a mudança constante. Assim como estes elementos da natureza o eu lírico infere que também muda constantemente. É nessa mudança que existe uma conexão entre ele e as flores.

Tal voz manifesta sentimentos, emoções, pensamentos e até opiniões. Portanto, tudo que é dito em uma poesia deve ser atribuído ao eu lírico, e não ao poeta. Isso permite que o poeta produza textos com diversas temáticas, sem, contudo, mostrar a sua própria identidade.

Podemos concluir que o eu lírico é a voz que fala no poema e nem sempre essa voz equivale à voz do autor, que pode vivenciar outras experiências, que não as do poeta (como fica claro na canção Folhetim, de Chico Buarque). O eu lírico é o recurso que possibilita a criatividade do autor.

Já os poemas de identidade, afirmam a negritude, invocam os orixás e exaltam a ancestralidade.

O eu lírico
Esse tal de eu lírico nada mais é do que um tipo de “narrador” do poema, ou seja, aquele que apresenta ao leitor tudo o que sente, o que vê, o que ouve, etc.

No caso do gênero lírico, o eu lírico expressa suas emoções e impressões por meio de seu mundo interior e por isso, geralmente aparece escrito com verbos e pronomes na primeira pessoa.

Resposta verificada por especialistas
b) O eu lírico caracteriza a razão como um ser importuno, que o persegue e que tem a voz ríspida.

Resposta. Resposta: o eu lírico tá na conclusão de que ele está ajudando as pessoas a se convencerem a ver tudo isso de um jeito Claro mostrando o que está prejudicando o mundo...

Resposta: Sendo o eu poético é a voz que fala e expressa os sentimentos dentro do poema como um narrador, sabendo que o próprio autor é quem o cria.