O que são carboidratos?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Carboidratos, glicídios, glícidos, glucídios, glúcides ou hidratos de carbono, são compostos de função mista do tipo poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona e outros compostos que, por hidrólise, dão poliálcoois-aldeídos e/ou poliálcoois-cetonas.

Os carboidratos são substâncias formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes.

O que são carboidratos?

  • Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc;
  • Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba;
  • Frutas: todas as frutas possuem carboidratos em sua composição. Algumas em menor escala e outras em maior.

O grupo dos carboidratos é formado por: Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc. Os alimentos derivados desses também são considerados carboidratos, como o pão, macarrão, bolos, massas para tortas, biscoitos, bolachas.

A alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos em maior quantidade e os carboidratos simples em quantidades reduzidas. O Ministério da Saúde recomenda o consumo de 6 porções de alimentos ricos em carboidratos ao longo do dia, como arroz, pães, massas, batata e mandioca.

Esse nutriente é o principal combustível utilizado pelo nosso corpo como fonte de energia e uma alimentação deficiente em carboidratos pode causar alguns sintomas como fraqueza, irritabilidade e até mesmo depressão. Os carboidratos podem ser divididos em dois tipos: carboidratos simples e carboidratos complexos.

Qual é a classificação dos carboidratos? De acordo com o tamanho, os carboidratos podem ser classificados em três classes: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.

Os alimentos não recomendados são os açúcares refinados, farinha branca, pães, alimentos industrializados e processados, biscoitos, refrigerantes dentre outros.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

Esses vegetais vindos diretamente do solo são ricos em amido e outros nutrientes. Batata-inglesa, mandioca, inhame, mandioquinha, cará, batata-doce, batata yacon, cenoura, beterraba, nabo… A lista é extensa, bem como suas propriedades, que envolvem betacaroteno, vitaminas C e do complexo B.

A ingestão diária recomendada de carboidratos entre homens e mulheres é de aproximadamente 45-65% de sua ingestão calórica. Se você fizer uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, isso significa que você pretende consumir aproximadamente 225 a 325 gramas de carboidratos por dia.

Carboidratos: pães, torradas, cereais matinais, tapioca. Proteínas: queijo magro, iogurte, leite, ovos, requeijão. Gordura: manteiga, ovos, requeijão, azeite. Fibras: cereais matinais, aveia, pães integrais, frutas.

O consumo em excesso do carboidrato pode acarretar o acúmulo de gordura e, consequentemente, de peso. Outro fator que pode ocorrer pelo excesso de consumo é o aumento de triglicerídeos no sangue, o que pode resultar em diabetes tipo 2.