O que quer dizer provérbios 24-23?

Perguntado por: vornelas7 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

“Também estes são provérbios dos sábios: Ter respeito a pessoas no julgamento não é bom.

Em Provérbios 24 o sábio nos diz algo que é muito importante para a vida como um todo. Devemos ser fortes e perseverantes nos momentos difíceis da vida (v.

“O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do Senhor todo dia. Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança.” Os pecadores podem parecer felizes, mas o seu caminho é de morte. Os pecadores podem rir agora, mas sem dúvida sofrerão por suas escolhas no futuro.

7 Porque, como aimagina no seu bcoração, assim ele é. Come e bebe; te diz ele, porém o seu coração não está contigo. 8 Vomitarias o bocado que comeste, e perderias as tuas suaves palavras.

Prv 23:23 Compra a verdade, e não a vendas; e também a sabedoria, a instrução e o entendimento. É claro que dinheiro nenhum pode pagar pela verdade, cujo valor é infinito e ela só pode nos ser dada graciosamente por Deus.

O capítulo 24 de Mateus nos apresenta o discurso escatológico, este mostra como serão os últimos acontecimentos, antes da vinda do filho de Deus. Jesus está saindo do Templo de Jerusalém com o grupo dos discípulos e argumenta, desta bela e grandiosa construção, o Templo de Jerusalém, não sobrará pedra sobre pedra.

Provérbios 24 é o último capítulo de Provérbios que Salomão escreveu (os capítulos restantes foram escritos pelos homens de Ezequias). Nesse capítulo, Salomão confronta duas questões.

O salmista afirma que nada poderá faltar
Essa é a grande mensagem que ele nos trás: Deus sempre vai cuidar em suprir tudo aquilo que for necessidade em nosso viver e que não podemos ficar sem em nenhum momento. Mas para que a grande mensagem de fé e esperança seja atingida, você precisa pensar além dos bem materiais.

É o povo que descansa no Senhor, como ovelhas no aprisco. O Salmo 23 nos leva à reflexão de como descansar, mesmo sob pressão. Esse salmo foi escrito há cerca de 3.000 anos, mas soa tão novo que parece ter sido escrito em nossa época. Davi chama Deus de pastor e, assim, O traz para a esfera existencial.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.