O que é persuasão e como fazer?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
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De maneira bem clara e simples, persuasão é a capacidade de convencer alguém — seja a tomar uma ação que você deseja, pensar de certa forma, etc. No caso das vendas, a persuasão pode ser entendida como a sua habilidade de levar a pessoa a comprar.

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e quer dizer convencer. Assim sendo, nada mais é do que convencer alguém a realizar uma determinada ação ou a acreditar em algo. Convencer, instigar, induzir, estimular o outro a agir da forma como você gostaria.

Vou mostrar quais são os 6 princípios e de que forma podem ser aplicados na escrita de Copywriting.

  1. A mecânica da persuasão. ...
  2. Reciprocidade. ...
  3. Compromisso e coerência. ...
  4. Aprovação social. ...
  5. Afeição. ...
  6. Autoridade. ...
  7. Escassez.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

Dicas de 5 gatilhos mentais para aplicar em vendas

  1. Busque gerar valor para o cliente. Lembre sempre: o importante é ser útil e relevante na vida do seu cliente. ...
  2. Crie senso de urgência e/ou escassez. ...
  3. Mostre a oportunidade como especial. ...
  4. Use de prova social. ...
  5. Mostre-se autoridade.

A maioria das propagandas usa "SEDUÇÃO" ou "COERÇÃO". Apresentações utilizam "RETÓRICA". E grandes comunicações que engajam de VERDADE, utilizam "HISTÓRIAS". É a persuasão que utiliza o medo como principal emoção.

Durante os anos em que fez tais experiências, Cialdini defendeu a tese de que existem 6 armas da persuasão que são:

  • Reciprocidade.
  • Coerência.
  • Aprovação social.
  • Afinidade.
  • Autoridade.
  • Escassez.

Quais são as quatro etapas da persuasão? Disposição; elocução; ação. Sumariamente, essas quatro etapas consistem em: compreender o assunto e reunir todos os argumentos pertinentes (invenção); pô-los em ordem (disposição); redigir o discurso da melhor forma possível (elocução); proferi-lo (ação).

Ser persuasivo é ter o poder de convencer outras pessoas de que o seu ponto de vista está correto. É importante destacar que ser persuasivo é diferente de ser um manipulador, pois não se trata de levar vantagem ou fazer com que os outros trabalhem de graça para você.

As técnicas de persuasão podem ser consideradas uma arte.
De um modo geral, são estratégias eficientes capazes de convencer uma pessoa a tomar uma decisão, nesse caso, decisão de compra. Para que a persuasão seja bem sucedida, é preciso conhecer algumas técnicas que ajudam muito na arte do convencimento.

Neste livro, o especialista Nicholas Boothman ensina como usar o rosto, o corpo, a atitude e a voz para causar uma primeira impressão marcante, estabelecendo confiança imediata e criando fortes vínculos de credibilidade.

Trocando em palavras, persuadir é influenciar alguém a fazer algo a seu próprio favor. Por exemplo: sugiro que alguém compre o meu produto pois sei o bem que fará a essa pessoa. Já a manipulação seria influenciar alguém a fazer algo apenas a meu favor.

As principais características dos textos persuasivos são: Convencer e seduzir o leitor. Utilização de recursos persuasivos. Forte argumentação.

O poder de persuasão está dentro da ética do trabalho e na conexão emocional, já que argumentos e evidências são acionados pra que os outros aceitem uma ideia ou atitude — ou até que evitem algo. A gente pode dizer que o ato de manipular é unidirecional. Ou seja, a pessoa manipulada não leva nenhuma vantagem nisso.

O famoso psicólogo Dr Robert Cialdini, autor do bestseller “Influence” é referência na área de persuasão e desenvolveu sua teoria baseada em seis princípios essenciais: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.