O que é aprovação social?

Perguntado por: nvilela . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 11 votos

A aprovação social diz respeito ao reconhecimento e respeito das outras pessoas. Ela está diretamente ligada com a tomada de decisões, pois o que as pessoas fazem para decidir, em que acreditar ou como agir numa situação é observar o que as outras pessoas estão acreditando ou o que estão fazendo.

Afinal, o que é necessidade de aprovação? De uma forma simples, a necessidade de aprovação é depender sempre do outro para tomar suas decisões.

A aprovação está dentro de uma espécie de desejo social de ser aceito e isso é até natural da convivência. Essa aceitação faz bem, deixa a pessoa feliz porque está entre os outros. Por um momento, é possível se sentir bem fazendo o que o grupo faz e evitando qualquer tipo de atrito.

Ainda segundo a psicóloga Sonia Silgado , a melhor maneira de lidar com a alta necessidade de aprovação, que está a um nível prejudicial, é buscando melhorar sua autoestima. Nesse caso, você precisa de mensagens de afirmação, precisa entender que você se basta e que seus desejos e interesses são válidos.

Seguindo a linha da autoestima, para reduzir ou eliminar a necessidade de aprovação e reconhecimento, é importante realizar rotinas de cuidados pessoais, não para agradar aos outros, mas sim para sentir que estamos nos dando amor próprio. Alguns exemplos disso podem ser tomar um bom banho ou aprender algo novo.

Com o objetivo de tornar mais didático este entendimento, efetuei a divisão da sua trajetória até a aprovação em 04 grandes etapas – intituladas de Pilares da Jornada da Aprovação. São eles: Planejamento de estudos | Organização de estudos | Aprendizado eficiente e Inteligência emocional.

Ter simpatia por, aprovar.

Seja claro e específico sobre o que você está disposto a assumir. Se parecer que alguém está pedindo demais, diga que está além do que você está disposto a fazer e que não poderá ajudar. Existem também outras maneiras de criar limites em sua vida para ajudar a controlar suas tendências de agradar as pessoas.

A baixa autoestima está ligada à falta de confiança em si mesmo para realizar tarefas do dia a dia e se relacionar de modo geral, seja com amigos, família ou no trabalho. É muito comum associarmos a baixa autoestima com o corpo.

Técnicas e hábitos que ajudam a fazer amigos, demonstrar mais carisma e causar uma boa impressão

  1. Imite. A técnica de copiar gestos e expressões faciais durante uma conversa é conhecida como "efeito camaleão". ...
  2. Elogie. ...
  3. Mantenha o bom humor. ...
  4. Admita seus defeitos. ...
  5. Sorria. ...
  6. Conte um segredo. ...
  7. Espere coisas boas das pessoas.

Entre as atitudes que você pode tomar para deixar de se importar com o que os outros pensam, estão:

  1. Fortalecer a sua autoimagem positiva. Receber a aprovação alheia concede uma sensação de falsa autoestima. ...
  2. Colocar-se em primeiro lugar. ...
  3. Fazer terapia. ...
  4. Agir apesar do medo. ...
  5. Aceitar que você sempre será julgado.

O fato de agradar aos outros também pode ser uma forma de se sentir aceito em um grupo, algo que a pessoa acredita que não conseguiria se agisse conforme a sua personalidade. Há ainda aqueles que agradam esperando sempre algo em troca e, quando não ocorre, se frustram e ficam ressentidos.

Deste modo, a necessidade de autoafirmação vem em resposta a uma baixa autoestima, insegurança, etc. O acompanhamento psicológico se configura como uma ação recomendável nessas situações, porém, nem sempre é a atitude tomada por quem passa por isso.