O que é machismo Politize?

Perguntado por: dmaldonado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

O machismo é uma forma de sexismo, isto é, uma atitude de descriminação baseada no sexo ou gênero de uma pessoa. Isso significa que o sexismo pode afetar qualquer gênero e sexo, mas, historicamente, não se tem documentação de que já tenham existido sociedades sexistas com opressão do sexo masculino.

Resumidamente, podemos definir o Machismo como um preconceito, expressado por opiniões e atitudes que são opostos à IGUALDADE DE DIREITOS ENTRE HOMEM E MULHER, cuja inclinação é o favorecimento do homem em detrimento a mulher.

Tipos de machismo

  • Manterrupting. A palavra é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção) Em tradução livre, manterrupting significa “homens que interrompem”. ...
  • Bropriating. ...
  • Mansplaining. ...
  • Gaslighting.

O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos ...

Em termos da colocação adotada, o machismo é definido como um sistema de representações simbólicas, que misti- fica as relações de exploração, de do- minação, de sujeição entre o homem e a mulher.

Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

Existe uma regra e/ou padrão que a sociedade construiu para separar a imagem feminina da masculina; a exemplo desse padrão destaca-se a questão de a mulher usar rosa e o homem azul. A respeito dessa ideia, o machismo faz relação entre os gêneros, especificando assim que as mulheres são inferiores aos homens.

Machismo O termo, que deriva de macho, “é o conceito que baseia-se na supervalorização das características físicas e culturais masculinas associadas com o sexo masculino, em detrimento daquelas associadas ao sexo feminino, pela crença de que homens são superiores às mulheres”.

A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo. Por mais que o amadurecimento social já tenha mudado o pensamento antigo, ainda ocorrem inúmeros casos de machismo e, em grande parte, incluindo a violência.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

Trata-se da noção de que determinado conjunto de valores, crenças, ideias, comportamentos e características biopsicossociais associadas aos homens, e incentivadas culturalmente, podem causar consequências nocivas nos seus mais variados aspectos não só para as mulheres e os próprios homens, mas para a sociedade como um ...

6 dicas para agir com eficiência contra falas machistas

  1. Identifique o machismo nas falas.
  2. Ajude o interlocutor a concluir que está sendo machista.
  3. Aprenda a se comunicar de forma não violenta.
  4. Denuncie e peça ajuda.
  5. Observe suas próprias falas.
  6. Não se cale.