O que é o Transfeminicidio?

Perguntado por: iaragao . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

Transfeminicídio, travesticídio ou transfemicídio é o termo designado para assassinato de travestis e mulheres transexuais.

Transfeminismo é uma corrente do feminismo voltada especialmente às questões da transgeneridade. O transfeminismo nasce da aplicação de conceitos e pautas relacionadas à transgeneridade ao discurso feminista, e do discurso feminista sobre os conceitos da transgeneridade.

O feminismo transgênero surge como uma crítica ao cissexismo ou dimorfismo6 e à falha do femi- nismo de base biológica em reconhecer plenamente o gênero como uma categoria distinta da de sexo e mais importante do que esta para o entendimento dos corpos e das relações sociais entre homens e mulheres.

O transfeminismo reconhece a interseção entre as variadas identidades e identificações dos sujeitos e o caráter de opressão sobre corpos que não estejam conforme os ideais racistas e sexistas da sociedade, de modo que busca empoderar os corpos das pessoas como eles são (incluindo as trans), idealizados ou não, ...

surge como uma corrente feminista voltada às questões das pessoas trans*. Frustradxs com a falta de visibilidade e até mesmo exclusão dentro do próprio movimento feminista, as pessoas trans* se organizam para lutar em prol de sua emancipação e autonomia, frente uma estrutura que mantém essas pessoas à margem.

O conceito pode ser rastreado até 150 a.C., mas aparece em inglês pela primeira vez no século XVII. Uma notável acadêmica feminista que escreveu de maneira substancial sobre as lutas das mulheres, criticando com veemência a dinâmica do poder social, é “bell hooks”, pseudônimo de Gloria Jean Watkins.

Estados Unidos

O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 1968 e 1977. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.

Elas defendem que não há subjetividade em ser mulher e que o preconceito surge a partir do gênero associado ao nascimento. O movimento afirma que suas ideias se baseiam na teoria clássica do feminismo radical, utilizando autoras como Robin Morgan, Julie Bindel, entre outras, como exemplo.

Enquanto o feminismo é a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e o machismo desqualifica a mulher, julgando-a um ser inferior ao homem, o sexismo reafirma a diferença entre os sexos, ditando padrões e comportamentos que devem ser seguidos de acordo com o gênero da pessoa.

O feminismo é o movimento social que luta contra a violência de gênero e pela igualdade de direito e de condições das mulheres na sociedade.

Quais são os 3 pilares do feminismo? Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão – os três pilares que podem mudar a vida das mulheres. O que busca o feminismo?

Os 3 pilares do feminismo são: Autoconhecimento, Autoconfiança e Autogestão — conceitos já bem conhecidos e discutidos no mundo todo.

Quais são os 7 princípios?

  • Liderança. ...
  • Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação. ...
  • Saúde, segurança e fim da violência. ...
  • Educação e formação. ...
  • Desenvolvimento empresarial e práticas da cadeia de fornecedores. ...
  • Liderança comunitária e engajamento. ...
  • Acompanhamento, medição e resultado.