O que é comportamento humano e persuasão?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 17 de julho de 2023
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A persuasão é a arte de convencer qualquer pessoa de qualquer coisa! E sim, é possível convencer outras pessoas a fazerem aquilo que você deseja desde que isso seja bom para elas também. Não é manipulação, não é uma forma de levar outras pessoas a realizar os seus desejos e muito menos uma maneira de levar vantagem.

De maneira bem clara e simples, persuasão é a capacidade de convencer alguém — seja a tomar uma ação que você deseja, pensar de certa forma, etc. No caso das vendas, a persuasão pode ser entendida como a sua habilidade de levar a pessoa a comprar.

Persuasão é uma palavra que vem do latim persuadere e quer dizer convencer. Assim sendo, nada mais é do que convencer alguém a realizar uma determinada ação ou a acreditar em algo. Convencer, instigar, induzir, estimular o outro a agir da forma como você gostaria.

Joni Galvão

  • 1) COERÇÃO. É a persuasão que utiliza o medo como principal emoção. ...
  • 2) SEDUÇÃO. É a persuasão pela emoção positiva. ...
  • 3) RETÓRICA. É a manipulação de ideias. ...
  • 4) HISTÓRIA.

A relação de persuasão pode ser definida como uma interação social, na qual os comportamentos emitidos por uma das pessoas envolvidas estabelecem, mantêm, suprimem ou mudam, efetivamente, o comportamento de outra(s) pessoa(s).

Há três elementos principais para a persuasão: lógica, emoção e relacionamento. Ao usar estes três elementos, você pode convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. A lógica é o elemento mais importante de persuasão. Seu argumento deve ser sólido e fazer sentido para a outra pessoa.

Em linhas gerais, a persuasão pode ser entendida como uma forma de comunicação estratégica que tem o objetivo de convencer outras pessoas. Por meio da persuasão, é possível induzir alguém a assumir uma determinada posição, realizar uma tarefa específica ou aceitar uma ideia, por exemplo.

Quais são os princípios da persuasão? Originalmente Cialdini escreveu sobre 6 princípios (reciprocidade, comprometimento, prova social, autoridade, simpatia e escassez), porém depois lançou outro livro com mais um princípio, o princípio da “unidade”.

O famoso psicólogo Dr Robert Cialdini, autor do bestseller “Influence” é referência na área de persuasão e desenvolveu sua teoria baseada em seis princípios essenciais: Afinidade, Autoridade, Coerência, Escassez, Prova Social e Reciprocidade.

Vou mostrar quais são os 6 princípios e de que forma podem ser aplicados na escrita de Copywriting.

  1. A mecânica da persuasão. ...
  2. Reciprocidade. ...
  3. Compromisso e coerência. ...
  4. Aprovação social. ...
  5. Afeição. ...
  6. Autoridade. ...
  7. Escassez.

Como ser persuasivo e melhorar seu poder da negociação

  1. Exercite dois pontos: atenção e escuta. Para aprender realmente como ser uma pessoa persuasiva você precisa saber o que o seu cliente em potencial precisa. ...
  2. Reconheça a necessidade do outro. ...
  3. Passe credibilidade. ...
  4. Demonstre comprometimento.

A persuasão é uma conexão emocional na qual o interlocutor usa argumentos e evidências para convencer outras pessoas a aceitarem ideias, atitudes ou ações. Já a manipulação é quando alguém convence o outro a fazer algo que não deseja imediatamente – é algo que você deve evitar.