O que quer dizer mosca na Bíblia?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

Vamos entender o significado de Mosca na Bíblia? A mosca na Bíblia representa uma entidade que é conhecida como deus das moscas, é chamado também como belzebu.

E por isto podemos ajuizar dos terríveis efeitos da praga das moscas (Êx 8.24). o profeta isaías diz (7.18) que a mosca se encontrará nos próprios lugares para onde os animais se afastam, no desejo de se verem livres da sua presença. As simples moscas do Egito são muito incômodas.

Outro significado da mosca varejeira no universo espiritual é o encorajamento e a capacidade de fazer uso de seus recursos, mesmo os que parecem inestimáveis. Elas também refletem a capacidade de ver as coisas diferentes e de várias maneiras.

As moscas desempenham o papel de decompositores de resíduos orgânicos. Seus filhotes atuam, ao lado de outros insetos, ácaros, fungos e bactérias, encarregados da transformação da matéria orgânica dos estercos e carcaças em elementos mais simples que podem ser aproveitados pelas plantas.

Uma infestação de moscas é caracterizada quando você encontra ovos do inseto em algum lugar, ou percebe o aumento da população delas em sua área. Em segundos esse inseto voador pode contaminar uma comida que se encontra exposta.

10:2, 3. No uso bíblico, a “direita” amiúde representa uma posição de favor (Veja Mateus 25:33.) Portanto, estar o coração do sábio à sua direita indica que o inclina para o proceder bom e favorável. O estulto, porém, é motivado na direção errada, visto que seu coração está “à sua esquerda”.

O mau cheiro ficará mais forte a cada vez que pecarmos, afastando-nos cada vez mais de Deus e daqueles a quem amamos. Logo poderemos tornar-nos como Lamã e Lemuel que, depois de fazerem más escolhas continuamente, haviam “perdido a sensibilidade” e não podiam mais perceber a voz mansa e delicada. (Ver 1 Néfi 17:45.)

As moscas são atraídas por dois motivos: Matéria orgânica: lixos em decomposição, como restos de comida e fezes; Umidade: ambientes com água parada ou incidência de mofo também atraem as moscas para dentro de casa.

A relação dos insetos com a espiritualidade
Guias espirituais, sacerdotes e curandeiros se valiam do simbolismo dos insetos como forma de orientar e ajudar suas comunidades no caminho do equilíbrio e da cura espiritual.

De acordo com Flávia Montagner, bióloga da empresa de monitoramento de insetos Entomológica, a presença das moscas de banheiro está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica que é deixada nos azulejos, rejuntes e ralo do box após a utilização.

Origem mitológica
Baalzebub é uma entidade amalgamada de outras duas poderosas entidades conhecidas das mitologias cananeia e fenícia: Baal ou Bael, senhor dos trovões, agricultura e fertilidade. Também associado à morte e crueldade; Zebub, o deus das moscas e da pestilência.

As moscas domésticas são insetos que tem importância como vetores mecânicos, isto é, podem veicular agentes patogênicos em suas patas após pousarem em superfícies contaminadas com estes germes e, posteriormente, pousarem nos alimentos, disseminando-os amplamente.

Para cada pessoa da Terra, há 17 milhões de moscas. Elas polinizam as plantas, consomem corpos em decomposição, comem a lama dos canos de esgoto, estragam as colheitas, espalham doenças, matam aranhas e caçam libélulas.

As moscas são criaturas de sangue frio e seu corpo não produz calor, elas só podem receber calor de fontes externas. Durante os dias frios, esses insetos tendem a entrar na pele das pessoas para se aquecer. Além do nosso calor, o suor é um prêmio para eles. Isso é o mesmo em mosquitos.

A mosca-varejeira se alimenta de comidas podres e, por isso, costuma entrar nas casas quando detectam comida velha ou sujeira. Existem vários métodos e cuidados que podem ser tomados para afastar esse inseto das residências, além dos inseticidas.