O que pode ser menstruação atrasada e dor no pé da barriga?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

Dores no pé da barriga e nas costas podem significar gravidez quando acontecerem após o atraso menstrual e após o período fértil2. Às vezes a dor pode se apresentar como uma dor fina, que parece estar de um dos lados do baixo ventre, às vezes dos dois lados. A barriga também pode apresentar um pequeno inchaço.

Você pode estar sentindo dor na bexiga, no intestino, em outros lugares que não são o útero, mas estão muito próximos. Esse pode ser um dos motivos de você estar com dor e não menstruar. Não é exatamente uma cólica, mas é outro tipo de desconforto e ele precisa ser investigado.

Uma dor intensa no pé da barriga ou dores fortes no pé da barriga podem ser sentidas, especialmente durante o crescimento do útero, e não são geralmente motivo de preocupação. A cólica no inicio da gravidez é outra sensação comum, e ocorre pelo aumento do volume do útero que “estica” as estruturas presas nele.

É importante se dar conta de que ao sentir dores e desconfortos devido à menstruação, você e a sua saúde podem estar sendo afetadas. Se as dúvidas são muitas, e o seu receio com o que esteja causando a sua menstruação atrasada for ainda maior, então você deve ir ao ginecologista.

As 15 causas mais comuns para menstruação atrasada são:
Gravidez. Estresse e ansiedade. Interrupção da pílula anticoncepcional. Infecções ou doenças.

Mas, independente da duração do ciclo, quantos dias a menstruação pode atrasar? Os médicos consideram como retardo menstrual a partir de 15 dias de atraso. Ou seja, atrasos de uma a duas semanas são comuns.

Alguns dos principais sinais de gestação, além do atraso menstrual, são:

  1. Dor nos seios e crescimento das glândulas mamárias;
  2. Escurecimento das aréolas;
  3. Inchaço e dor abdominal;
  4. Prisão de ventre;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Aumento da necessidade de urinar;
  7. Náuseas recorrentes.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

A dor no pé da barriga ou na região inferior da barriga durante a gravidez é comum, principalmente a partir do 2º trimestre e deve-se, geralmente, à compressão das estruturas internas do abdômen causadas pelo aumento do volume do útero e pelo estiramento dos ligamentos pélvicos.

Cólicas ou dor abdominal
Frequência: comum. Quando surge: entre a 4ª e 5ª semana.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Excesso de gases, sensação de barriga inchada e prisão de ventre são alguns dos problemas que podem fazer com que a grávida queixe-se de desconforto abdominal já a partir do primeiro trimestre (leia: 25 primeiros sintomas de gravidez). Em geral, essas dores são leves e transitórias.