O que pode no dia da eleição?
Nesse caso, é preciso estar atento ao que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição. É permitido ao eleitor ou eleitora se manifestar de forma individual e silenciosa por meio de bandeiras, broches, emblemas e adesivos. O uso de camisetas também é autorizado, desde que não gere aglomeração.
O que não se pode fazer no dia das eleições
A lista de restrições inclui a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partido e de candidatos ou candidatas e a propaganda de boca de urna, realizada com o intuito de pedir votos aos eleitores que se dirigem à seção eleitoral.
Pode andar armado no dia da eleição
Art. 154-A. Fica proibido o transporte de armas e munições, em todo o território nacional, por parte de colecionadores, atiradores e caçadores no dia das Eleições, nas 24 horas que o antecedem e nas 24 horas que o sucedem.
Pode entrar com celular na hora de votar
Por isso, é proibido entrar na cabine com aparelho celular ou máquinas fotográficas e filmadoras. Cabe à mesa receptora reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando. O objetivo da medida é evitar que esses equipamentos possam ser empregados para expor o conteúdo do voto.
Que tipo de roupa pode ir votar
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não existe um "dress code" específico para a votação. Só não é permitido votar sem camisa ou com roupa de banho. Portanto, é possível ir de bermuda, chinelo ou e de regata, por exemplo, aos locais de votação.
O que levar para o segundo turno
Pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte, certificado de reservista, identidade funcional emitida por órgão de classe e até carteira de trabalho. Veja aqui a lista completa de documentos válidos para votar.
Tem hora pra votar
A votação começará às 8h e terminará às 17h, desde que não haja eleitoras ou eleitores presentes na fila de votação da seção eleitoral.
Quem pode andar armado na véspera da eleição
PARA EVITAR CONFRONTOS NO DIA DAS ELEIÇÕES, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL PROÍBE O TRANSPORTE DE ARMAS E MUNIÇÕES DE SÁBADO A SEGUNDA-FEIRA EM TODO O PAÍS.
É crime andar armado antes da eleição
Aprovada por unanimidade, a decisão altera a Resolução TSE 23.669/2021, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as eleições de 2022, a qual passa a incorporar o artigo 154-A, que proíbe o transporte de armas e munições por parte dos CACs.
Como funciona o ônibus no dia da eleição
No domingo de eleições, o transporte será gratuito em qualquer linha para todas as pessoas no horário estabelecido – das 6h às 20h.