Quais são as três políticas sociais?

Perguntado por: omodesto2 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 14 votos

No Brasil, a seguridade social foi instituída pela constituição Federal de 1988 e composta na interface entre três políticas: Saúde, Previdência e Assistência Social.

As Políticas Sociais instituídas no Brasil abrangem diferentes áreas e segmentos como a: transferência de renda, saúde, previdência/assistência social, habitação/urbanismo, saneamento básico, trabalho e renda, educação, desenvolvimento rural), bem como políticas sociais focalizadas conforme idade, gênero, etnia, grupos ...

De um lado, em que pesem as expressivas dificuldades en- frentadas, observou-se a consolidação das três políticas – previdência social, assis- tência social e saúde – que formam o pilar central do sistema de Seguridade Social brasileiro, assim como do programa seguro-desemprego.

No âmbito político, a política social é um programa governamental ou uma politica pública governamental destinada ao bem-estar geral da população, mas com caráter distributivo, destinado principalmente às camadas de menor renda da sociedade, em situação de pobreza ou pobreza extrema, visando principalmente o ...

Os quatro tipos de políticas de interesse público são: as distributivas (destinadas a grupos específicos da população), as redistributivas (que buscam promover o bem-estar social), as regulatórias (que definem as regras da sociedade) e as constitutivas (voltadas para o funcionamento das diferentes formas de política ...

Tipos de políticas públicas

  • Políticas Distributivas. São direcionadas a certos grupos de pessoas, para beneficiar parte da população que não tenha acesso a um determinado direito. ...
  • Políticas Redistributivas. ...
  • Políticas Regulatórias. ...
  • Políticas Constitutivas. ...
  • Definição das políticas públicas.

Políticas públicas municipais são as ações que os governos das cidades desenvolvem para atender às necessidades da população local. Essas políticas são voltadas para áreas específicas, como saúde, educação, segurança, meio ambiente, transporte, cultura, habitação, entre outras.

Assim, no Brasil, o sistema político está dividido em três esferas: União, Estados e Municípios, além do Distrito Federal (DF). A União, cada Estado, cada Município e o DF é considerado um ente político da República.

A proteção social de assistência social, ao ter por direção o desenvolvimento humano e social e os direitos de cidadania, tem por princípios: a matricialidade sociofamiliar; a territorialização; a proteção pró-ativa; integração à seguridade social; integração às políticas sociais e econômicas.

É a garantia de inclusão a todos os cidadãos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social local. A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial.

Assim, as políticas sociais tratariam dos planos, programas e medidas necessários ao reconhecimento, implementação, exercício e gozo dos direitos sociais reconhecidos em uma dada sociedade como incluídos na condição de cidadania, gerando uma pauta de direitos e deveres entre aqueles aos quais se atribui a condição de ...

5 resposta(s) As políticas públicas surgem de demandas sociais, contextos sociais. As políticas sociais são integrantes das políticas públicas, estão interligadas, não tem definições diferentes, integram o conceito de política.

A atuação das políticas públicas da educação está relacionada com o desenvolvimento social. Assim, são objetivos delas a erradicação do analfabetismo, a universalização do ensino, o acesso à tecnologia e à profissionalização, entre outros.