O que pode cortar o efeito do PEP?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

Perfil de resistência do vírus: se o vírus for resistente ao esquema proposto, ele não vai fazer efeito mesmo que a pessoa faça o uso correto. Nesse caso a pessoa não deve fazer a profilaxia com o esquema padrão, e sim com um esquema especial relacionado com o tipo de vírus que ela teve contato.

A eficácia da PEP diminui à medida que o tempo passa. Assim, o ideal é que você inicie o medicamento nas primeiras horas após a exposição, a partir da avaliação da equipe de saúde. O prazo máximo para o início da PEP é de 72 horas.

5-9 Pelo menos 40 desses provavelmente resultaram de comportamentos de risco após terem completado PEP; 35 dessas soroconversões restantes ocorreram mais de 180 dias após o fim de PEP e, portanto, dificilmente representam falha. As oito soroconversões restantes podem ser classificadas como potenciais falhas de PEP.

Medicações como PrEP, PEP ou TARV pode ser ingerido com água, suco, refrigerante ou bebida alcoólica.

Caso o teste tenha um resultado positivo para o vírus, será iniciado o tratamento e não a profilaxia. Caso o resultado do teste seja negativo para o HIV, a PEP deverá ser utilizada por 28 dias ininterruptos. Após este período um novo teste deverá ser realizado para avaliar se o remédio funcionou.

O medicamento começa a fazer efeito entre 7 e 20 dias de uso, dependendo do tipo de relação sexual. A PrEP é disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Rico Vasconcelos: A pessoa tem que tomar os dois comprimidos de uma vez só, de 2 a 24 horas antes da relação sexual.

Quando utilizada corretamente, sua taxa de eficácia é muito próxima de 100%. Nos poucos casos de falha, o problema costuma ser do indivíduo, que não soube utilizar o preservativo de forma correta, favorecendo o rompimento ou a saída da camisinha do pênis durante o ato sexual.

Além disso, se a relação de risco ocorreu em até 72 horas (3 dias), você deve procurar uma unidade de saúde, relatar a situação e verificar se é indicado fazer uma profilaxia pós exposição (PEP) ao HIV.

O status sorológico do paciente-fonte, quando conhecido, contribui para a avaliação da indicação de PEP, mas como nem sempre é possível realizar o teste rápido do mesmo, não se deve atrasar e nem condicionar o atendimento da pessoa exposta a esse resultado.

O consumo deve ser moderado ou evitado. Embora o álcool não “corte o efeito dos medicamentos” como alguns pensam, pode agredir o fígado e aumentar os efeitos colaterais de alguns anti-retrovirais.

Como funciona a PEP para o HIV? Ela funciona tentando evitar que o HIV alcance o sistema imunológico, se reproduza e se dissemine, usando os medicamentos antirretrovirais.

Quanto tempo a PrEP fica no organismo? Os medicamentos ficam ativos no organismo enquanto durar o tratamento da PrEP contra HIV, ou seja, enquanto o paciente estiver exposto aos riscos.

A PEP é uma emergência, lembre-se disso. Após 72 horas, provavelmente não funcionará.

A PEP deve ser iniciada o mais precocemente possível, idealmente nas primeiras 2 horas após a exposição e tendo como limite 72 horas subsequentes à exposição. Nos casos em que o atendimento ocorrer após 72 horas da exposição, NÃO está indicada a PEP.

A PEP é gratuita e tem duração de 28 dias.