O que pode causar uma parada cardíaca súbita?

Perguntado por: omuniz5 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Normalmente, a morte súbita cardíaca é causada por um problema no sistema elétrico do coração, que pode ser o resultado de doença arterial coronariana, ataque cardíaco ou outros problemas cardíacos. Uma morte súbita cardíaca pode atingir pessoas de qualquer idade, sexo, raça e até aquelas que parecem ter uma saúde boa.

Entre as principais causas da morte súbita, além da doença coronariana, estão as cardiopatias estruturais, como a Cardiomiopatia Hipertrófica e a Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito. São doenças genéticas que alteram a estrutura da musculatura e da parte elétrica do coração.

Apesar de, normalmente, não haver nenhum aviso antes de uma parada cardíaca súbita, alguns dos sintomas a seguir podem surgir antes que ela ocorra:

  • Cansaço ou fraqueza.
  • Falta de ar.
  • Desmaio.
  • Tontura ou sensação de desmaio.
  • Palpitações no coração.
  • Dor no peito.

A parada cardíaca ocorre de forma súbita e dramática. A principal causa em adultos é a doença arterial coronária, sendo a fibrilação ventricular o mecanismo deflagrador.

A cada minuto passado sem o devido socorro, a chance de recuperação diminui em 7% a 10%. A morte cerebral ou permanente ocorre no período de quatro a seis minutos após a parada cardíaca. Após 10 minutos, poucas tentativas de ressuscitação serão bem-sucedidas.

A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

A causa da síndrome da morte súbita infantil (SMSI) é desconhecida. Colocar o bebê para dormir de costas; remover travesseiros, proteções acolchoadas e brinquedos do berço; proteger o bebê contra o aquecimento excessivo e impedir que ele respire fumaça de cigarro pode ajudar a prevenir a SMSI.

Quem morre de morte súbita cardíaca sente dor? Na morte súbita, o funcionamento do coração é interrompido abruptamente, fazendo com que a pessoa perca a consciência. Em alguns casos, sim, o paciente sente dor antes de perder os sentidos.

Entre os problemas de saúde que podem causar a morte durante o sono estão a parada cardíaca súbita, o acidente vascular cerebral (AVC) e a epilepsia. Outro fator que pode fazer uma pessoa morrer durante o sono é a Síndrome da morte súbita noturna inexplicável.

Ao todo, este descompasso no coração pode acometer 1 em 4 pessoas ao longo da vida e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos.

Os sintomas mais comuns de uma parada cardiorrespiratória incluem dor no peito, falta de ar, suor frio, sensação de palpitação, tonturas, desmaios e vista turva ou embaçada. Além desses sintomas, a ausência de pulso ou a falta de respiração indicam que o coração parou de bater.

Morte súbita cardíaca é uma emergência médica séria que põe em risco a vida. Durante uma parada cardíaca súbita, o funcionamento do coração é interrompido abruptamente e sem nenhum aviso, fazendo com que a pessoa perca a consciência rapidamente.

A partir de 10 minutos sem oxigenação, o risco de morte cerebral é muito alto. Danos neurológicos são os mais comuns em quem tem parada cardíaca. Dificuldades motoras, para falar, andar e para casos mais graves, pode levar até mesmo à permanência em estado vegetativo.

Com a intervenção de aparelhos, os órgãos continuam ativos por alguns dias, no máximo até uma semana.