O que passar para parar de coçar?

Perguntado por: uprates2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 14 votos

Utilizar compressas e panos com água fria sobre o local da coceira também pode funcionar. Quando as medidas anteriores não funcionam, o dermatologista pode indicar medicamentos para controlar a vontade de coçar a pele.

Em vez de coçar, experimente fazer uma pressão sobre o local onde surge o incômodo para aliviar a coceira. Além disso, você pode passar gelo ou água fria no local.

Contra a coceira, é indicado tomar banhos rápidos e com água morna para fria, não passar buchas vegetais ou muito sabonete (que deve ser neutro), preferir roupas de algodão e evitar tecidos sintéticos. Para hidratar a pele, um especialista pode prescrever hidratante sem perfume ou pomada.

Aplique compressas de gelo. A compressa de gelo é outra ótima dica do que fazer quando a pele está irritada, pois ajuda em diversos aspectos da irritação. O gelo auxilia a “acalmar” a pele, podendo contribuir para o fechamento dos poros e para a diminuição de inchaços, coceiras e vermelhidões.

Causas da coceira de pele
Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.

Diprosalic Pomada é indicado para o alívio da inflamação e do prurido (coceira) nas doenças crônicas da pele que respondem ao tratamento com corticoides de uso tópico (local).

Irritação e reações alérgicas
Picadas de insetos, pelos de animais, plantas, alimentos, medicamentos, tecidos, cosméticos, produtos de limpeza, poeira, ácaro e suor excessivo são apenas alguns dos exemplos. Qualquer um desses fatores podem irritar a pele. Às vezes, inclusive, chegam a causar uma reação alérgica.

Dermatologistas explicam que doenças alérgicas como a rinite, a asma e até a conjuntivite estão ligadas diretamente aos colchões repletos de ácaros. Elas podem se manifestar por meio de reações que trazem coceira imediata ao corpo todo, não só em adultos, como nas crianças também.

3) Urticária
Ela apresenta muita coceira e pode se espalhar por todo o corpo, mas não é contagiosa. Entre as principais causas, estão: alimentação, medicamentos e contato com substâncias como látex e tinta.

Os sintomas de uma alergia causada por um ácaro podem variar de pessoa para pessoa. No entanto, os mais comuns são: Irritação no nariz, olhos ou garganta. Coceira e/ou prurido nos ouvidos e no nariz.

Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona. Casos menos graves podem ser tratados com produtos hipoalergênicos calmantes e loções com substâncias como camomila ou alfazema.

Para evitar todos esses incômodos, o melhor mesmo é manter a barreira cutânea bem hidratada. A especialista explica como isso pode ser feito: “Através da ingestão de água, uso de hidratantes, diminuição da perda de água com óleos e evitar o uso de sabonetes diretamente na pele.