O que os italianos costumam comer no café da manhã?

Perguntado por: amello4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 19 votos

O dia começa com croissant/brioche e cappuccino ou, mais tradicional, com uma bela fatia de pão italiano com geleia (pane e marmellata). Tem também frutas, iogurte ou torradas e mel. O pão com óleo e sal, a famosa bruschetta – ou “pan pomodorato” – é o lanche típico das vovós italianas!

Grosso modo, os italianos preferem um café da manhã doce. É comum comer biscoito (bolacha!) acompanhado por uma xícara de café com leite (caffelatte e biscotti), se tomarem café da manhã em casa. Já alguns optam por uma torrada ou fatia de pão de forma torrada com manteiga e geleia (pane, burro e marmellata).

Por volta das cinco horas da tarde, na verdade, as crianças interrompem as brincadeiras para fazer um lanche (sanduíche, sorvete, etc). Um típico alimento italiano presente no lanche da tarde é a Nutella, creme de avelãs e chocolate, que é espalhado no pão ou come-se ainda pão com queijo e presunto.

Italianos na maior parte das vezes tomam o café como um “shot”: as doses são pequenas, bem fortes e bebidas rapidamente, sem açúcar. Se você sair colocando açúcar no café de um italiano pode levar uma baita bronca. Apenas em Nápoles existe o costume de adoçar o café.

Os pratos mais típicos da Itália são: Pizza,Ravioli, Spaghetti, Lasagna, Risotto e Arancino. Quais são as principais características da culinária italiana? Os pratos italianos são feitos, basicamente, de massa. Além disso, utilizam muito azeite de oliva, temperos e especiarias, legumes, grãos e cereais.

O almoço é a principal refeição para os italianos e consiste em seis passos distintos: aperitivos (antipasto), prato principal (primo piatto), acompanhamento (secondo piatto), saladas ou legumes (contorno), sobremesa (dolce) e por fim as bebidas (digestivo).

Pizza. O primeiro lugar do comfort food mais amado pelos italianos só poderia ser a pizza; este prato de origem napolitana é a primeira escolha para 45% dos italianos.

Jantar italiano: cardápio
Tagliatelle, pappardelle, fettuccine, gnocchi, rigatoni, macaroni, penne, farfale, lasagna, capeletti, ravioli… São tantas variedades de massas que fica até difícil escolher uma só para preparar em um jantar italiano!

A tradição também sugere servir almôndegas ao sugo, abobrinhas recheadas, bacalhau ou bolo de carne. Para os vegetarianos, as opções são frittata de alcachofras, hambúrguer de berinjela e omelete de abobrinha. Peixes podem ser servidos durante o secondo piatto.

il latte. (Nada de traduções automáticas!)

21 e 22) Caffè e Latte: o clássico café com leite. Você também pode pedir a variação fredda (fria). 23 a 25) Caffé Corretto: é o café corrigido com algum super alcoólico, como a grappa italiana.

il cioccolato
(Nada de traduções automáticas!)

carne suína

A carne suína e a gastronomia italiana! Conheça mais sobre essas delícias. A gastronomia italiana é sempre lembrada quando o assunto são as massas. Entretanto, outras glórias da cozinha nasceram na Itália como os embutidos e a clássica porchetta, ambos derivados da carne suína, muito consumida no país da bota.

Lanche (Merenda) e Happy Hour (Aperitivo)
Uma vez que os italianos têm seis horas entre o almoço e o jantar, eles normalmente comem algo entre essas duas refeições. Estes lanches são chamados merenda e são basicamente petiscos.