O que os campos eletromagnéticos podem causar?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 15 votos

Segundo Savitz et al. (1998), há indicações de que a exposição ocupacional aos campos magnético e elétrico pode estar associada a um risco aumentado para o aparecimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e esclerose amiotrófica lateral.

Entretanto, muitos estudos já indicam evidências de que a exposição a longo prazo, leva a danos à saúde, incluindo alguns tipos de câncer, leucemia e aumento do número de tentativas de suicídio de pessoas expostas a campos eletromagnéticos por longo prazo.

Campos magnéticos podem induzir correntes elétricas no corpo das pessoas, porém em geral bem menores que as correntes elétricas naturais existentes no cérebro, nervos e coração. Os efeitos na saúde podem ser classificados como de caráter imediato ou de curto prazo e como de longo prazo.

O campo magnético é resultado da movimentação de cargas elétricas, como no caso de um fio que conduz corrente elétrica ou até mesmo na oscilação de partículas subatômicas, como os elétrons.

Campos eletromagnéticos
Os efeitos danosos do campo eletromagnético nos trabalhadores manifestam-se especialmente, quando na execução de serviços de transmissão e distribuição de energia elétrica, nas quais se empregam elevados níveis de tensão.

O choque elétrico, mecanismos e efeitos; Arcos elétricos; queimaduras e quedas; Campos eletromagnéticos.

Verifique o aterramento do sistema elétrico da casa.
Uma boa ligação c/ a terra impede um grande campo elétrico dentro da casa. Além disso, verifique a instalação correta das lâmpadas (fase neutra, fase e neutro) para evitar campos eletromagnéticos desnecessários.

Campos magnéticos são gerados diariamente em praticamente todo lugar em que exista um ímã ou um fio conduzindo eletricidade. O planeta Terra também gera um campo magnético, chamado campo geomagnético. Na presença dele, todos os seres vivos nascem, crescem, envelhecem e morrem.

O campo magnético terrestre é importante para evitar a entrada de partículas vindas do Sol e possibilita a existência das bússolas. A agulha imantada de uma bússola aponta para o norte geográfico, pois o campo magnético gerado pela agulha alinha-se ao campo magnético terrestre.

O corpo humano também irradia ondas eletromagnéticas em frequências baixíssimas de infravermelho que são produzidas pelo calor do próprio corpo, composto por células carregadas de átomos e elétrons. É a vibração dessas células que permite a realização de exames como a tomografia, por exemplo.

(1998), há indicações de que a exposição ocupacional aos campos magnético e elétrico pode estar associada a um risco aumentado para o aparecimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e esclerose amiotrófica lateral.

O campo magnético terrestre permitiu o desenvolvimetno das bússolas. Enquanto o polo norte da bússola aponta para o Polo Norte geográfico, o polo sul da bússola aponta para o Polo Sul geográfico. O campo magnético terrestre protege a Terra contra partículas vindas dos ventos solares.

Sem nenhum campo magnético, nosso planeta perdeu completamente seu escudo eficaz contra a radiação cósmica e muitas partículas penetrantes do espaço entraram na parte superior da atmosfera.