O que o pai precisa saber sobre o puerpério?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

No puerpério o pai vai deixar de ter a esposa só pra ele o tempo inteiro e vai passar a ter a esposa quando der e, muitas vezes, dividida com o(a) filho(a). No puerpério o pai vai ter que aprender a se recriar, reinventar, reconhecer e reestabelecer novos paradigmas, conceitos, metas e filosofias de vida.

O envolvimento do pai no pós-parto inclui, neste sentido, acompanhar e dar uma mão em tudo o que está ao seu alcance, como por exemplo: ajudar a mulher a se sentar ou levantar, quando isso ainda lhe for difícil nos primeiros dias de pós-parto, realizar as tarefas domésticas, como cozinhar, limpar a casa, ir ao ...

Eles estudam o puerpério. "É um 'ou vai ou racha' para o casal", define o psicólogo Ítalo Mazoni, reconhecendo ser difícil para os homens vivenciar um momento de mudança, como é a chegada de um filho. Como o sistema fortalece a cultura de que a mulher é a detentora do cuidar, o pai "fica no lugar do não saber".

Há um importante aliado para atravessar os desafios do puerpério que é essencial para um casal: o dialogo. Na prática os casais que possuem mais abertura e intimidade para falar como se sentem e alinhar suas expectativas têm mais condições de tirarem boas experiências desse momento.

Como disse, existem várias outras maneiras de satisfazer um casal sexualmente que não a penetração, ouse, crie e invente se a vontade for muito grande, mas evite causar problemas referente ao corpo e preocupações de uma possível nova gravidez. Todo cuidado é pouco.

Cuidar, educar, participar, escutar, aconselhar, levar, buscar… Isso tudo é obrigação tanto da mãe, quanto do pai. Portanto, o homem não tem que ajudar a mulher nas obrigações que dizem respeito à família e às crianças.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool.

Participar da realização das ecografias e tirar suas dúvidas sobre o desenvolvimento da criança. Incentivar a amamentação e compartilhar com a parceira esse momento. Fazer uma visita prévia na maternidade onde a criança nascerá.

Puerpério para homens
A ideia é que o pai consiga entender os processos e as transformações que a mãe do filho está vivenciando. Assim, ele consegue simpatizar e se tornar mais proativo diante dessas novas dinâmicas familiares que vão aparecer com a chegada do filho”, explica.

A rede de apoio materno é nada mais, nada menos, do que um grupo de pessoas que auxiliam uma mãe durante os primeiros meses de vida do bebê. E, diferente do que muita gente pensa, nem sempre se trata de ir lá e ajudar a cuidar, mas de vários outros momentos que contribuem para a saúde mental da mãe.

Sexo pós-parto: como reativar a sexualidade
Respeitando o resguardo de 40 dias, a única regra na primeira relação depois do parto deve ser ir com calma e aproveitar. Uma boa dica é usar sex toys que você goste e já tenha, bem como lubrificantes.