O que o chocolate tem a ver com a Páscoa?

Perguntado por: amello6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

O Domingo de Páscoa, quando as famílias costumam se reunir e trocar ovos de chocolate no Brasil, marca o dia da ressurreição e é antecedido pela Semana Santa, que conta a trajetória de Cristo desde a Última Ceia.

Os franceses foram os primeiros a utilizar chocolate para confeccionar presentes de Páscoa, no século XIX. O chocolate, trazido para a Europa pelos espanhóis, era tido como sagrado entre os Astecas”, pontua.

A Páscoa Cristã é uma das festividades mais importantes para o cristianismo, pois representa a ressurreição de Jesus Cristo, o filho de Deus. A data é comemorada anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

A Páscoa marca o fim da quaresma, período em que os cristãos costumavam jejuar mais. Logo, virou tradição celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, com muitos doces e comidas – como o conhecido ovo de Páscoa e outras receitas de Páscoa que simbolizam renovação, fartura e prosperidade.

Há também a explicação de que seria um coelho o primeiro a presenciar a ressurreição de Cristo, sendo ele quem anunciou o milagre - portanto, o encarregado de levar os ovos de chocolate. A Páscoa é considerada a principal comemoração das religiões cristãs.

A Páscoa cristã baseia-se na Pessach (“passagem”, em hebraico), celebração de tradição judaica que relembra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. A Páscoa comemorada pelos hebreus era realizada próximo da época que marcava o início da primavera.

Mas o ovo de chocolate é uma reviravolta mais recente. Ovos de galinha são consumidos na Páscoa há séculos. Há muito tempo, os ovos simbolizam o renascimento e a renovação, o que os torna perfeitos para comemorar a história da ressurreição de Jesus, que coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte.

Sinos

Sinos. Os sinos são um importante símbolo da Páscoa. Todo domingo de Páscoa os sinos das igrejas católicas tocam festivamente para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo. Os sinos são um anúncio da vitória de Jesus contra a morte e de esperança para todos os cristãos.

Dessa maneira, é possível se aprofundar no tema da Páscoa e mostrar às crianças que essa data tem um valor muito grande e que ela não é sobre ovos de chocolate e coelhos, mas é uma data que representa o grande amor de Deus por nós provado através do sacrifício de seu Filho.

A Páscoa aponta para nós o sacrifício de Cristo por nós no calvário, e o cumprimento de sua missão. O cristão olha a Páscoa não apenas como uma celebração religiosa, mas como a marca da sua salvação em Cristo.