O que a Bíblia diz sobre o Domingo de Ramos?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 4 votos

Este dia comemora a entrada triunfal de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém, no domingo antes de Sua morte. Antes de entrar em Jerusalém pela última vez, Jesus pediu a dois de Seus discípulos que Lhe trouxessem um jumento (ver Mateus 21:1–7).

Este Domingo, com a entrada de Jesus em Jerusalém, dá-se o reconhecimento de que Jesus é o Filho de Deus. As comunidades costumam levar ramos de palmeiras, que servem para fazer chá, para Celebrar a Entrada Triunfal, cantando: “Bendito o que vem em nome do Senhor”.

A Semana Santa é a semana reconhecida como ocasião em que é recordado o sacrifício de Jesus Cristo, sua morte e ressurreição, com o intuito de pagar o débito dos pecadores com Deus. Assim, por celebração a este momento, os cristãos guardam sua fé e buscam relembrar a data e seu significado.

A Procissão de Ramos
Os ramos não devem ser jogados fora depois da procissão, mas levados para as casas e lá guardados com respeito ou queimados.

Qual o significado dos Ramos? Os ramos simbolizam o reconhecimento de Jesus como filho de Deus e nos lembram que também somos filhos de Deus e parte da Igreja, além de reforçar o compromisso de seguir a Cristo.

O juiz de direito Jairo Sampaio, também espírita, ressalta que acima das tradições da data está a mensagem transmitida pela morte de Cristo. “É uma data de respeito a Jesus, de agradecimento pelo sacrifício que ele teve ao ter passado por aquela experiência.

Segundo o cristianismo, a Sexta-feira Santa é uma data de reflexão e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Neste momento em que ele recebeu a coroa de espinhos e carregou a Cruz até o momento em que ele foi morto e sepultado no ano 33.

Domingo de Ramos: Entrada triunfal de Cristo em Jerusalém
Em cumprimento da profecia do Velho Testamento, Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento (ver Zacarias 9:9). Muitas pessoas vieram ao encontro de Jesus e cobriram Seu caminho com folhas de palmeira, ramos floridos e panos.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.

Para os cristãos, como mencionado, a Páscoa relaciona-se com a crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Dentro da tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no terceiro dia após sua crucificação.

PODE COMER CARNE NO DOMINGO DE RAMOS? De maneira geral, o dia indicado para evitar o consumo de carne vermelha durante a Semana Santa é na Sexta-Feira da Paixão. Contudo, para alguns cristãos que se abstém de carne vermelha durante este período, o Domingo de Ramos deve marcar o início da rotina.

Para os católicos, a Sexta-Feira Santa é um dia de jejum e abstinência de carne, em que se recomenda o consumo de alimentos mais simples e leves como forma de penitência. Além disso, a carne é proibida para simbolizar o sofrimento e a morte de Jesus e como forma de honrar seu sacrifício.